Veja como configurar o Nex para realizar vendas de produtos habilitando o Aproveitamento de Crédito de ICMS na emissão de uma NF-e.
O Aproveitamento de Crédito de ICMS é um benefício concedido para empresas com um faturamento superior ao permitido pelo Regime Tributário Simples Nacional, quando estas empresas compram uma determinada mercadoria comercializada por empresas do Simples Nacional.
O Aproveitamento de Crédito de ICMS, ao ser configurado, utiliza uma porcentagem referente ao estado da empresa que está realizando a venda. Este valor de aproveitamento de crédito poderá, então, ser abatido do imposto que o comprador pagará à Receita.
Este tipo de operação utilizará códigos de tributação (CSOSN 101 ou 201) que não podem ser selecionados diretamente no cadastro de tributação do Nex. Por este motivo, é necessário realizar uma configuração específica dentro do Nex para que ele insira automaticamente esta tributação.
1. Acesse a tela de Nota Fiscal.
2. Selecione a opção NF-e.
3. Clique na engrenagem, no canto superior direito.
4. Clique na aba 6. Aproveitamento de crédito.
5. Marque a opção Permitir aproveitamento de crédito de ICMS.
6. Informe a Alíquota (em porcentagem) de aproveitamento que a sua empresa fornece de crédito.
7. Clique em Salvar - F2.
1. Dentro do cadastro do produto, acesse a aba Tributação.
2. Clique no ícone de lupa ao lado do campo Tributação.
3. Selecione a tributação utilizada pelo produto e clique em Editar. Recomenda-se utilizar uma tributação específica para produtos que permitam esta regra de aproveitamento.
4. Clique em Permite destaque de aproveitamento de crédito de ICMS na NF-e.
5. Clique em Salvar - F2.
6. Acesse o cadastro do cliente que você fará vendas com aproveitamento de crédito, marque as opções Empresa e Destacar aproveitamento de crédito de ICMS na NF-e, preencha as demais informações e, em seguida, clique em Salvar - F2.
Pronto! Ao vender um produto com esta opção habilitada, após configurar o Aproveitamento de Crédito de ICMS, o Nex irá converter automaticamente as CSOSN 102 e 202 em CSOSN 101 e 201,respectivamente, lançando o valor e a alíquota correspondentes ao aproveitamento do crédito do ICMS no campo das Informações Complementares da NF-e.
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.