Retornar a Categoria:
Vendas

Como fazer uma troca ou devolução

Aprenda a fazer uma troca ou devolução de um produto que o seu cliente comprou.

Importante:

  • Para o procedimento de troca, primeiro é necessário realizar uma devolução do produto no sistema e depois registrar uma nova venda.

Vamos aprender a registrar uma troca ou devolução?

1. Na tela de Vendas, clique em TROCA OU DEVOLUÇÃO.

2. Localize a VENDA que deseja realizar a devolução e clique em AVANÇAR. 

Você pode buscar a venda informando o NÚMERO DA VENDA, o CLIENTE ao qual ela está vinculada, a DATA em que foi realizada ou até mesmo pelo PRODUTO que foi vendido.

2.1. O NÚMERO DA VENDA pode ser verificado na tela de VENDAS, na coluna NÚMERO. Outra maneira de verificar é através do RECIBO DE VENDA.

3. Selecione e confirme a VENDA que deseja realizar uma troca ou devolução e clique em AVANÇAR.

4. Marque os PRODUTOS que deseja devolver e clique em AVANÇAR.

Se houver mais de uma unidade do produto comercializado na venda, informe a quantidade que será devolvida.

5. Selecione a FORMA DE DEVOLUÇÃO do valor e depois clique em AVANÇAR.

A opção 1. CRÉDITO PARA COMPRAS FUTURAS permite que você deixe o valor cadastrado como crédito no cadastro do cliente e, nesse caso, o dinheiro não será retirado do seu caixa. A opção 2. DEVOLVER O VALOR PAGO, por sua vez, retira esse valor do caixa atual, então é necessário informar qual meio de pagamento foi utilizado para realizar a devolução.

6. Se necessário, informe uma OBSERVAÇÃO e clique em AVANÇAR.

Se você for um cliente FISCAL e quiser que as observações sejam impressas na NF-e, é necessário marcar o campo INFORMAR OBSERVAÇÃO NA NF-E.

7. Se necessário, marque a opção INFORMAR TRANSPORTADORA, para cadastrar informações de transporte.

Se não precisar informar os dados de transportadora, pule para o passo 8.

7.1 Selecione a TRANSPORTADORA e clique em AVANÇAR.

7.2. Informe a TAXA DE ENTREGA / FRETE e clique em CONCLUIR.

8. Clique em CONCLUIR!

Pronto!! A devolução foi concluída com sucesso.

Como fazer no caso de uma troca?

1. Faça a devolução do produto a ser trocado e, na forma de devolução, selecione a opção CRÉDITO PARA COMPRAS FUTURAS.

2. Realize uma nova venda com o NOVO PRODUTO.

3. Informe o CLIENTE na venda. 

4. Clique para concluir a venda. Na hora de selecionar o meio de pagamento, utilize o CRÉDITO que o cliente possui.

Se os produtos custam o mesmo valor, basta finalizar a venda. Caso o novo produto seja mais caro, informe o meio de pagamento que o cliente utilizou para pagar o restante do valor. 

Pronto!! A troca foi realizada com sucesso.

Veja também:

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Vendas

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.