Retornar a Categoria:
Vendas

Troca ou Devolução

Aprenda a fazer uma troca ou devolução de um produto que o seu cliente comprou!

Importante:

  • A TROCA é um procedimento em que primeiro você realiza uma devolução do produto no sistema e depois registra uma nova venda. Ao final do tutorial, há um tópico explicando a respeito da TROCA.

Vamos realizar uma troca ou devolução juntos?

1. Na tela de VENDAS, clique em TROCA OU DEVOLUÇÃO, na parte central superior da tela.

2. Localize a venda com os produtos que você deseja realizar a troca ou devolução e clique em AVANÇAR

Você pode buscar a venda informando o NÚMERO DA VENDA, o CLIENTE ao qual ela está vinculada, a DATA em que foi realizada ou até mesmo pelo PRODUTO que foi vendido!

2.1. O NÚMERO DA VENDA pode ser verificado na tela de VENDAS, na coluna NÚMERO. Outra maneira de verificar é através do RECIBO DE VENDA.

Você também pode verificar esse número dentro da tela de CAIXA, na coluna NO.TRAN, que por padrão é a primeira coluna da tela.

3. Selecione a VENDA que deseja realizar a TROCA OU DEVOLUÇÃO e clique em AVANÇAR.

4. Marque os produtos que deseja DEVOLVER e clique em AVANÇAR.

Se houver mais de uma unidade do produto comercializado na venda, informe a quantidade que deve ser devolvida.

5. Selecione a FORMA DE DEVOLUÇÃO do valor. A opção 1. CRÉDITO PARA COMPRAS FUTURAS permite que você deixe o valor cadastrado como crédito no cadastro do cliente, nesse caso o dinheiro não será retirado do seu caixa. A opção 2. DEVOLVER O VALOR PAGO, por sua vez, retira esse valor do caixa atual, nesse caso é necessário informar qual meio de pagamento foi utilizado para realizar a devolução desse montante. Depois de selecionar a forma de devolução, clique em AVANÇAR.

6. Você pode cadastrar uma OBSERVAÇÃO no campo indicado, se desejar. Depois clique em AVANÇAR.

Se você for um cliente FISCAL e quiser que as observações sejam impressas na NF-e, é necessário marcar o campo INFORMAR OBSERVAÇÃO NA NF-E.

7. Se desejar, marque a opção INFORMAR TRANSPORTADORA, para cadastrar informações de transporte.

Se não desejar cadastrar informações de transporte, pode ir direto para o passo 8.

7.1 Selecione a TRANSPORTADORA e clique em AVANÇAR.

7.2. Informe a TAXA DE ENTREGA / FRETE e clique em CONCLUIR.

8. Clique em CONCLUIR!

Pronto!! A devolução foi concluída com sucesso.

 Troca! Como fazer?

Passos:

1. Fazer uma devolução do produto a ser trocado.

2. Realizar uma nova venda.

Caso você deseje realizar uma troca, primeiramente é preciso realizar a devolução do produto. Após isso, você pode fazer uma venda do produto escolhido para troca, se você tiver deixado o valor como crédito na conta do cliente, será necessário vincular ele a essa nova venda e utilizar esse crédito no pagamento da venda. Caso tenha feito a devolução do valor pago, você pode realizar a venda normalmente.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Vendas