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Vendas

Como fazer uma troca ou devolução (Mosaico)

Aprenda a fazer uma troca ou devolução de um produto que o seu cliente comprou.

Importante

  • Este tutorial utiliza o tema Mosaico na tela de vendas. Para acessar o tutorial com o tema Padrão, clique aqui. Para acessar o tutorial com o tema Deixe sua marca, clique aqui.
  • Para o procedimento de troca, primeiro é necessário realizar uma devolução do produto no sistema e depois registrar uma nova venda.

Vamos aprender a registrar uma troca ou devolução?

1. Na tela de Vendas, clique em Troca ou Devolução.

2. Localize a venda que deseja realizar a devolução e, em seguida, clique em Avançar.

Você pode buscar a venda informando o número da venda, o cliente ao qual ela está vinculada, a data em que foi realizada ou até mesmo pelo produto que foi vendido.

2.1. O número da venda pode ser verificado na tela de Vendas, na coluna Número. Outra maneira de verificar é através do recibo de venda.

3. Selecione e confirme a venda que deseja realizar uma troca ou devolução e, em seguida, clique em Avançar.

4. Marque os produtos que deseja devolver e, em seguida, clique em Avançar.

Se houver mais de uma unidade do produto comercializado na venda, informe a quantidade que será devolvida.

5. Selecione a Forma de Devolução do valor e, em seguida, clique em Avançar.

A opção Crédito para compras futuras permite que você deixe o valor cadastrado como crédito no cadastro do cliente e, nesse caso, o dinheiro não será retirado do seu caixa. A opção Devolver o valor pago, por sua vez, retira esse valor do caixa atual, então é necessário informar qual meio de pagamento foi utilizado para realizar a devolução.

6. Se necessário, informe uma Observação e, em seguida, clique em Avançar.

Se você for um cliente Fiscal e quiser que as observações sejam impressas na NF-e, é necessário marcar o campo Informar observação na NF-e.

7. Se necessário, marque a opção Informar Transportadora, para cadastrar informações de transporte.

Se não precisar informar os dados de transportadora, pule para o passo 8.

7.1 Selecione a Transportadora e, em seguida, clique em Avançar.

7.2. Informe a Taxa de Entrega / Frete e, em seguida, clique em Concluir.

8. Clique em Concluir!

Pronto! A devolução foi concluída com sucesso.

Como fazer no caso de uma troca?

1. Faça a devolução do produto a ser trocado e, na forma de devolução, selecione a opção Crédito para compras futuras.

2. Realize uma nova venda com o novo produto.

3. Clique em Cliente - F5 para selecionar o cliente da venda.

4. Selecione o cliente que está realizando a troca.

5. Clique em Pagar - F2. Na hora de selecionar o meio de pagamento, utilize o Crédito em Conta que o cliente possui.

Se os produtos custam o mesmo valor, basta finalizar a venda. Caso o novo produto seja mais caro, informe o meio de pagamento que o cliente utilizou para pagar o restante do valor. 

Pronto! A troca foi realizada com sucesso.

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