Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Conheça os principais impostos pagos pelas empresas

Entenda um pouco sobre as siglas IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, ISS IPI e CPP, principais impostos pagos por empresas no Brasil.

Importante

  • O Nex atende apenas o Regime Tributário Simples Nacional, mediante assinatura do Plano FISCAL. Saiba mais a respeito de nossos planos.
  • O Nex não emite Nota Fiscal de Serviços.

Pagamento de impostos é um tema que costuma levantar muitas dúvidas entre os empreendedores. Veremos aqui um breve resumo sobre os seis principais impostos que as empresas estão sujeitas a recolher durante o exercício de suas atividades.

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)

O IRPJ é um imposto cobrado de toda empresa com CNPJ ativo. Seu cálculo depende do regime tributário da empresa. Para as empresas que se enquadram no Regime Simples Nacional, o IRPJ é pago mensalmente através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e sua alíquota varia de acordo com a atividade e o faturamento da empresa.

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

A CSLL incide sobre todas as empresas com CNPJ ativo. As alíquotas a serem pagas seguem as mesmas regras do IRPJ. Os recursos arrecadados com a CSLL são utilizados para financiar a Seguridade Social. 

Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP)

O PIS/PASEP é uma contribuição federal de caráter social. A verba arrecadada é utilizada para ajudar no pagamento de abonos, seguros-desemprego e participações na receita dos órgãos e entidades. A alíquota utilizada no cálculo do montante a ser pago varia de acordo com o faturamento mensal das empresas.

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

A COFINS é uma contribuição federal que incide sobre o que as empresas faturam. O seu objetivo é financiar a seguridade social. As empresas optantes pelo Regime Simples Nacional são isentas da obrigação de recolher esse tributo.

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)

O ICMS é um imposto de competência estadual que incide quando produtos ou serviços circulam entre cidades ou estados ou entre pessoas jurídicas diferentes. A alíquota varia de acordo com o Estado do contribuinte.

Imposto Sobre Serviços (ISS)

O ISS é um imposto municipal e incide sobre a prestação de serviços, independente da sua natureza.

Conclusão

A apuração correta dos impostos e tributos a serem pagos é muito importante para evitar pagamentos desnecessários. Do mesmo modo, deve-se atentar para não pagar um valor menor do que o devido para o fisco, evitando possíveis multas no futuro. Portanto, o ideal é sempre consultar um contador de confiança.

O Nex auxilia na emissão e na gestão de notas fiscais para as empresas optantes pelo Regime Simples Nacional. Com o Nex, é possível exportar os XMLs das notas fiscais emitidas, dando mais praticidade na apuração do tributo a ser pago no mês vigente. Veja aqui como utilizar esse recurso.

Quer saber mais sobre a emissão de notas fiscais pelo Nex?

Ainda não baixou o Nex?

O Nex é um sistema para simplificar a gestão da sua loja! Com controle de vendas, estoque, clientes e fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas gerais