Entenda um pouco sobre as siglas IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ICMS, ISS IPI e CPP, principais impostos pagos por empresas no Brasil.
Pagamento de impostos é um tema que costuma levantar muitas dúvidas entre os empreendedores. Veremos aqui um breve resumo sobre os seis principais impostos que as empresas estão sujeitas a recolher durante o exercício de suas atividades.
O IRPJ é um imposto cobrado de toda empresa com CNPJ ativo. Seu cálculo depende do regime tributário da empresa. Para as empresas que se enquadram no Regime Simples Nacional, o IRPJ é pago mensalmente através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e sua alíquota varia de acordo com a atividade e o faturamento da empresa.
A CSLL incide sobre todas as empresas com CNPJ ativo. As alíquotas a serem pagas seguem as mesmas regras do IRPJ. Os recursos arrecadados com a CSLL são utilizados para financiar a Seguridade Social.
O PIS/PASEP é uma contribuição federal de caráter social. A verba arrecadada é utilizada para ajudar no pagamento de abonos, seguros-desemprego e participações na receita dos órgãos e entidades. A alíquota utilizada no cálculo do montante a ser pago varia de acordo com o faturamento mensal das empresas.
A COFINS é uma contribuição federal que incide sobre o que as empresas faturam. O seu objetivo é financiar a seguridade social. As empresas optantes pelo Regime Simples Nacional são isentas da obrigação de recolher esse tributo.
O ICMS é um imposto de competência estadual que incide quando produtos ou serviços circulam entre cidades ou estados ou entre pessoas jurídicas diferentes. A alíquota varia de acordo com o Estado do contribuinte.
O ISS é um imposto municipal e incide sobre a prestação de serviços, independente da sua natureza.
A apuração correta dos impostos e tributos a serem pagos é muito importante para evitar pagamentos desnecessários. Do mesmo modo, deve-se atentar para não pagar um valor menor do que o devido para o fisco, evitando possíveis multas no futuro. Portanto, o ideal é sempre consultar um contador de confiança.
O Nex auxilia na emissão e na gestão de notas fiscais para as empresas optantes pelo Regime Simples Nacional. Com o Nex, é possível exportar os XMLs das notas fiscais emitidas, dando mais praticidade na apuração do tributo a ser pago no mês vigente. Veja aqui como utilizar esse recurso.
Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.