Veja aqui um resumo sobre a escrituração de documentos fiscais e como o Nex pode te ajudar.
De forma simplificada, a escrituração de documentos fiscais é a prestação de contas sobre as movimentações financeiras e tributárias que as empresas que prestam serviços e/ou compram e vendem produtos precisam ter com o Fisco. Essa escrituração deve conter os documentos com os produtos e as pessoas envolvidas nas operações de entrada e saída. Essas pessoas podem ser físicas ou jurídicas, nas figuras dos clientes e fornecedores.
A escrituração de documentos fiscais deve ser feita por todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de processamento de dados, ainda que através de terceiros (escritório de contabilidade, CPD externo, entre outros) e pode ser feita tanto através do SINTEGRA quanto do SPED.
O Nex trabalha apenas com o SPED, por ser um sistema de informatização mais avançado, capaz de atender a todas as exigências do fisco, estreitando, assim, a relação entre o fisco e os contribuintes.
O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA) é um conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação. Conforme o site oficial (que você pode acessar clicando aqui), seu propósito, do lado do contribuinte, é de simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços. Do lado dos fiscos estaduais, o objetivo é o de propiciar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e à troca de dados entre as diversas Unidades Federativas.
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um arquivo de texto no formato TXT com informações que, semelhantes às de um livro contábil, referem-se à movimentação de produtos e serviços, sejam entradas ou saídas, e às pessoas físicas ou jurídicas envolvidas (clientes e fornecedores).
De forma resumida, o SPED consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias, sendo um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Para mais informações sobre o SPED, acesse o site oficial clicando aqui.
O Nex possui, internamente, regras de entrada e saída de notas para evitar erros na hora de gerar o SPED Fiscal. Para que o Nex consiga gerar o arquivo do SPED de maneira correta, é importante que todas as movimentações de estoque dos seus produtos sejam feitas a partir de documentos fiscais eletrônicos, sejam elas de entrada ou de saída de estoque.
A entrada de estoque dos produtos pode ser feita a partir da leitura de um arquivo XML de uma nota de compra (saiba mais) ou a partir da emissão de uma NF-e de compra (saiba mais). Com relação às saídas de estoque, a única operação que deve ser evitada é o ajuste de estoque. Recomenda-se que, caso você compre um produto para uso e consumo interno, seja solicitada uma nota separada para esse produto que deve ser enviada diretamente para o seu contador.
Atenção: atendemos apenas o Regime Tributário Simples Nacional, tanto na emissão dos documentos quanto na geração do SPED Fiscal.
Pronto!! Agora, para ver como gerar o SPED FISCAL Clique aqui e confira o passo a passo!
Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.