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Documentos Fiscais - Dúvidas Gerais

Inutilização de Numeração de Nota Fiscal

Veja o que é e como funciona a Inutilização de Numeração de Nota Fiscal pelo Programa NEX.

O que é e como Funciona a Inutilização de Numeração de Nota Fiscal?

A Inutilização de Numeração de Nota Fiscal serve para que você possa manter a numeração de emissão das notas fiscais em uma sequência inteira e coesa, sem pular nenhum número, conforme a Secretaria da Fazenda exige. Caso haja alguma numeração que foi pulada e ficou sem ser utilizada na sequência de emissão de suas notas, é possível que seu estabelecimento seja multado, por este motivo é importante que a numeração de suas notas esteja registrada de maneira correta.

É ideal verificar com seu contador se existe a necessidade de inutilizar alguma numeração da sequência de emissão de notas fiscais e, caso seja necessário, é bem simples e prático realizar este procedimento pelo Programa NEX.

Quais as operações de inutilização que você consegue fazer no NEX?

Inutilização Manual: é o procedimento realizado para inutilizar uma numeração de emissão de documentos fiscais eletrônicos. É possível realizar a inutilização de um único número ou de uma sequência de números. Veja aqui como realizar o procedimento.

Permitir Rejeição de Inutilização: quando uma inutilização de numeração é rejeitada, este procedimento fica pendente no sistema e impede que você feche o seu caixa, por exemplo. Esta operação retira a pendência do procedimento, então a rejeição é aceita e a inutilização não ocorre. Veja aqui como realizar este procedimento.

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