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Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Como incluir os campos xPed e nItemPed na Nota Fiscal de venda

Precisa que as informações de xPed e nItemPed apareçam na nota fiscal que você emite? Veja aqui o passo a passo para ativar essa opção no seu Nex.

Importante

  • A emissão de notas fiscais no Nex está disponível para assinantes do plano Fiscal. Saiba mais sobre os nossos planos de assinatura. 
  • O Nex atende os Regimes Tributários Simples Nacional e MEI: Micro empreendedor Individual, não atendendo o Regime Normal.

O que é e por que incluir informação de xPed e nItemPed na Nota Fiscal?

O xPed e nItemPed são termos técnicos na emissão da Nota Fiscal. O xPed significa o número do pedido de compra, ou seja, se o cliente fez um pedido de número 123, essa informação precisa ser preenchida no campo xPed na Nota Fiscal de venda. Já o nItemPed é o número do item dentro do pedido, sendo assim, se o pedido tiver mais de um produto, cada item poderá ser identificado com um número específico. 

Em algumas vendas, principalmente para empresas ou órgãos públicos, a pessoa compradora pode exigir essa informação para conferência com o pedido de compra feito anteriormente.

Para incluir essas informações na Nota Fiscal de venda é necessário ativar essa opção na emissão de NF-e e configurar o cadastro do cliente que precisa dessa informação.

Vamos aprender a ativar os campos xPed e nItemPed na emissão das Nota Fiscal?

1. Na tela de Nota Fiscal, acesse a aba NF-e.

2. Clique no ícone de engrenagem.

3. Acesse a aba Opções

4. Marque a opção Adicionar número do pedido nas observações fiscais da NF-e.

5. Clique em Salvar - F2.

6. Após realizar essa configuração, acesse a tela de Clientes.

7. Clique em Editar - F2 no cliente desejado. 

8. Marque a opção Solicitar informações do pedido de compra na emissão da NF-e.

Você deve realizar essa configuração no cadastro de todos os clientes que solicitarem essa informação na Nota Fiscal.

9. Com essas configurações já será possível preencher as informações de xPed e nItemPed na NF-e. Durante o pedido, selecione o Cliente - F5 configurado.

10. Lance o produto no pedido. 

11. Preencha os campos Número do pedido e Nro do item no pedido

12. Clique em Ok - F2

O produto foi lançado e atrelado o número do pedido e número do item no pedido. Registre as demais informações e conclua o pedido normalmente. Para aprender a concluir um pedido e transformá-lo em venda, clique aqui.

Pronto! As notas fiscais foram emitidas com sucesso e de acordo com a legislação fiscal para venda com entrega futura.

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