Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas Gerais

O que é a Tabela IBPT e para que serve?

Veja aqui o que é a Tabela IBPT e porque ela é necessária para ativação da emissão fiscal no Programa NEX.

O que é a Tabela IBPT?

A Tabela do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) possui diversas informações em sua estrutura, incluindo os códigos NCM que são utilizados na configuração dos produtos para emissão de nota fiscal dentro do Programa NEX.

Para que serve a Tabela IBPT e o código NCM?

Informar o código NCM de um produto em uma emissão fiscal é uma exigência da Secretaria da Fazenda, pois é este código que permite informar no documento fiscal eletrônico o Valor Aproximado de Tributos Incidentes, atendendo a exigência da Lei Federal 12.741/2012.

O Valor Aproximado dos Tributos ou Tributos Totais Incidentes corresponde à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais incidentes na formação do preço de venda de mercadorias e serviços por ocasião da venda ao consumidor final. Esse valor não representa o valor de impostos que serão pagos pela sua loja, mas sim uma aproximação do somatório de todos os impostos presentes na cadeia de produção do produto, desde a indústria até a venda atual. Veja mais clicando aqui.

Dessa forma, é necessário que o Programa NEX possua a Tabela IBPT importada e atualizada, pois os códigos NCM sofrem alterações frequentes do fisco, para que possa informar o VAT no documento fiscal eletrônico que será emitido.

Como baixar a Tabela IBPT e importar no Programa NEX?

Veja aqui como baixar a Tabela IBPT.

Veja aqui como importar a Tabela IBPT no Programa NEX.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas Gerais