Veja aqui o que é a tabela IBPT e porque ela é necessária para ativação da emissão fiscal no Nex.
A Tabela do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) possui diversas informações em sua estrutura, incluindo os códigos NCM que são utilizados na configuração dos produtos para emissão de nota fiscal dentro do Programa NEX.
Informar o código NCM de um produto em uma emissão fiscal é uma exigência da Secretaria da Fazenda, pois é este código que permite informar no documento fiscal eletrônico o valor aproximado de tributos incidentes, atendendo a exigência da Lei Federal 12.741/2012.
O valor aproximado dos tributos ou tributos totais incidentes corresponde à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais incidentes na formação do preço de venda de mercadorias e serviços por ocasião da venda ao consumidor final. Esse valor não representa o valor de impostos que serão pagos pela sua loja, mas sim uma aproximação do somatório de todos os impostos presentes na cadeia de produção do produto, desde a indústria até a venda atual. Veja mais clicando aqui.
Dessa forma, é necessário que o Nex possua a tabela IBPT importada e atualizada, pois os códigos NCM sofrem alterações frequentes do fisco, para que possa informar o VAT no documento fiscal eletrônico que será emitido.
Veja aqui como baixar a tabela IBPT.
Veja aqui como importar a tabela IBPT no Nex.
Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.