Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Como baixar a tabela IBPT

Veja como manter sua tabela do IBPT sempre atualizada para atender a inserção de tributos (VAT).

Por que a tabela do IBPT é necessária?

A tabela do IBPT é uma planilha que contém os valores médios aproximados de tributos para produtos e serviços, de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Tendo a tabela do IBPT importada no Programa NEX, você irá atender às exigências da Lei Federal 12.741/2012, a qual obriga que os documentos fiscais eletrônicos informem o Valor Aproximado de Tributos, calculados com base na NCM dos produtos. Veja mais.

Como assinantes do Nex podem obter a tabela do IBPT?

Assinantes do Plano FISCAL

Para assinantes do Plano FISCAL, a tabela do IBPT já é baixada e atualizada automaticamente pelo Nex, precisando apenas selecionar o código da NCM na aba TRIBUTAÇÃO do cadastro dos produtos. Veja aqui como completar o cadastro de um produto para emitir nota fiscal.

Assinantes dos planos PRO e PREMIUM

Caso não realize emissão de nota fiscal pelo Nex, não há necessidade de cadastrar o código da NCM dos produtos no Programa. Porém, caso seja de seu interesse, assinantes dos planos PRO ou PREMIUM também podem obter a tabela atualizada entrando em contato com a nossa equipe de atendimento.

Você também pode fazer o download da tabela do IBPT cadastrando-se no site De Olho no Imposto, clicando aqui.

Após realizar o cadastro, você receberá a tabela do IBPT pronta para fazer a importação. Temos um passo a passo simplificado de como fazer a importação aqui.

Lembre-se que a tabela do IBPT costuma ser atualizada pela Secretaria da Fazenda periodicamente.

Veja também:

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.