Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Como importar a tabela IBPT no Nex

Veja como é prático realizar a importação da tabela do IBPT no Nex, cumprindo as exigências da legislação federal referente à emissão fiscal.

O que é a tabela IBPT?

A tabela IBPT possui, entre outras informações, os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) referentes às categorias de produtos. Dessa maneira, você pode cadastrar a NCM específica para um determinado produto, e, com esse código, o sistema irá fazer a inclusão automática referente ao Valor Aproximado de Tributos, cumprindo uma exigência da legislação federal na emissão fiscal de documentos eletrônicos. A tabela do IBPT é atualizada com frequência e, por esse motivo, pode ser que alguns códigos sofram alterações com o passar do tempo, e uma nota pode ser rejeitada por NCM Inexistente, sendo necessário atualizar o código NCM do produto em questão. Além disso, essa rejeição pode ocorrer caso você tenha utilizado como referência uma Nota Fiscal de Compra para cadastro do código NCM do produto. Veja aqui como baixar a Tabela IBPT.

Lembrando: o Valor Aproximado de Tributos é referente a todos os tributos incidentes na cadeia de produção do produto até o momento atual, não correspondendo ao valor de tributos que deverá ser pago por sua empresa na comercialização desse produto.

Vamos aprender a importar a tabela do IBPT no Nex?

1. No menu lateral esquerdo, clique no ícone de PRODUTOS.

2. Clique na aba TRIBUTAÇÕES DOS PRODUTOS.

3. Clique em IMPORTAR IBPT.

4. Localize o arquivo da tabela IBPT e clique em ABRIR.

5. Aguarde a conclusão do procedimento de importação.

6. Clique em OK.

Pronto!! Agora você já pode realizar o cadastro dos códigos NCM para os produtos no Nex

Veja também:

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.