Saiba por que ocorre a rejeição por NCM inexistente ao emitir uma NF-e no Nex e veja como corrigir os problemas que causam essa rejeição.
Ao emitir uma NF-e, o sistema da Sefaz realiza uma validação automática dos códigos NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) informados nos produtos da nota. Se o código informado no cadastro do produto estiver incorreto ou não existir mais na tabela oficial, a Sefaz retorna a emissão da nota fiscal com a Rejeição 778: NCM inexistente.
Essa rejeição impede a autorização da nota fiscal e precisa ser corrigida antes de reenviar o documento. Normalmente a rejeição ocorre por dois motivos principais: código NCM preenchido incorretamente ou a tabela do IBPT está desatualizada. Vamos aprender como identificar e resolver esses dois motivos.
1. Na tela de Produtos, clique em Editar - F2 no produto desejado.

2. Na aba Tributação, verifique o campo NCM.

3. Clique no ícone de lupa ao lado do campo NCM.

4. Selecione o NCM correto e, em seguida, clique em Ok.

5. Clique em Salvar - F2.

A tabela IBPT é utilizada pelo sistema para validar os códigos NCM e calcular as alíquotas de impostos. É através dessa tabela que a Sefaz sabe o tipo de produto que está sendo comercializado. Quanto a tabela está desatualizada, o sistema pode não reconhecer NCM válidos.
Para resolver esse problema, entre em contato com o nosso suporte técnico informando que deseja atualizar a tabela IBPT.
Após atualizar a tabela, você pode emitir a nota fiscal novamente para verificar se o erro foi solucionado.
Pronto! Agora você já sabe como resolver a rejeição de NCM inexistente. Para evitar esse problema, recomendamos que sempre que cadastrar um novo produto, confirme o NCM com sua contabilidade ou consulte o portal da Receita Federal.
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.