Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Como configurar os dados da contabilidade no XML

Veja como configurar o CNPJ da sua contabilidade ou o CPF da pessoa contadora no XML das notas fiscais que você emite pelo Nex.

Importante

  • A emissão de notas fiscais no Nex está disponível para assinantes do plano Fiscal. Saiba mais sobre os nossos planos de assinatura.
  • O Nex atende os Regimes Tributários Simples Nacional e MEI: Micro empreendedor Individual, não atendendo o Regime Normal.

Por que adicionar os dados da contabilidade no XML?

Na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), não existe um campo obrigatório para informar os dados completos da contabilidade no XML enviado à Sefaz. O que existe é a possibilidade de autorizar a sua contabilidade (ou pessoa contadora) a acessar os XML’s diretamente pelo portal da Sefaz, através de uma tag técnica chamada <autXML>. 

A tag <autXML> serve para indicar a pessoa autorizada a consultar e realizar o download do XML da NF-e no portal da Sefaz utilizando seu próprio certificado digital. Sendo assim, é necessário possuir apenas o CNPJ ou CPF da pessoa autorizada para adicionarmos essa informação no Nex.

Vamos aprender a realizar esse procedimento?

1. Na tela de Nota Fiscal, acesse a aba NF-e.

2. Clique no ícone de engrenagem.

3. Na aba Identificação na Sefaz, preencha o campo CNPJ do escritório/CPF do contador.

Em alguns estados o preenchimento desse campo é obrigatório. Para verificar a obrigatoriedade no seu estado, consulte sua contabilidade.

4. Clique em Salvar - F2.

Pronto! Os dados da sua contabilidade/pessoa contadora serão adicionados ao XML das próximas NF-e’s emitidas.

Veja também

Ainda não conhece o Nex?

O Nex te ajuda a vender mais e controlar tudo com facilidade. PDV, estoque, catálogo online e mais — tudo integrado no computador e celular.

Veja mais tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.