Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas Gerais

O que é o SPED Fiscal

Saiba o que é o SPED Fiscal e veja seus detalhes.

Importante

  • Este recurso está disponível apenas para assinantes do Plano FISCAL do Programa NEX. Saiba mais a respeito de nossos planos de assinatura.
  • O NEX NÃO trabalha com o SINTEGRA.

O que é o SPED?

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) funciona, basicamente, como um livro contábil eletrônico, facilitando o controle da Secretaria da Fazenda sobre as movimentações financeiras e de produtos do seu negócio. Por este motivo, esta escrituração deve conter documentos que comprovem as operações de entrada e saída de seu estoque, seja para pessoas físicas ou jurídicas.

O SPED deve ser feito mensalmente, assim como o Livro Registro de Entradas e o Livro Registro de Saídas. Estes arquivos são obrigatórios para todas as empresas comerciais, para que prestem conta de suas atividades às autoridades do fisco.

O Programa NEX optou por trabalhar apenas com o SPED, o qual está substituindo o SINTEGRA aos poucos em todo o país, por ser mais completo e atender a todas as exigências do fisco.

Lembre-se que o SPED é uma obrigatoriedade para o Regime Tributário Simples Nacional.

SPED + Programa NEX= praticidade!

O Programa NEX possui, internamente, regras de entrada e saída de notas para evitar erros na hora de gerar o SPED Fiscal. Para que o Programa NEX consiga gerar o arquivo do SPED de maneira correta, é importante que todas as movimentações de estoque dos seus produtos sejam feitas a partir de documentos fiscais eletrônicos, sejam elas de entrada ou de saída de estoque.

A entrada de estoque dos produtos pode ser feita a partir da leitura de um arquivo XML de uma nota de compra (saiba mais) ou a partir da emissão de uma NF-e de compra (saiba mais). Com relação às saídas de estoque, a única operação que deve ser evitada é o ajuste de estoque. Recomenda-se que, caso você compre um produto para uso e consumo interno, seja solicitada uma nota separada para este produto que deve ser enviada diretamente para o seu contador.

Atenção: atendemos apenas o regime tributário Simples Nacional, tanto na emissão dos documentos quanto na geração do SPED Fiscal.

Pronto!! Agora vamos ver como gerar o SPED FISCAL?
Clique aqui e confira o passo a passo!

Veja também:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas Gerais