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Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Como resolver a rejeição fiscal GTIN/cEAN com prefixo inválido

Entenda o que significa a rejeição GTIN/cEAN com prefixo inválido ao emitir uma NF-e e veja como corrigir o erro.

Importante

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O que é GTIN (cEAN)?

O GTIN (Global Trade Item Number), também conhecido como código EAN, é o número que identifica unicamente um produto no comércio.Esse código possui 13 dígitos e geralmente aparece impresso no código de barras da embalagem

Essa rejeição acontece quando o código informado no campo EAN/GTIN no cadastro do produto está incorreto ou não segue os padrões reconhecidos pela Sefaz. A Sefaz realiza uma validação automática do prefixo do código GTIN e se ele for inválido ou não existir na base do GS1 Brasil a nota é rejeitada.

Essa situação é comum quando:

  • O código interno do produto foi colocado por engano no campo EAN/GTIN;
  • O GTIN foi digitado incorretamente.
  • O produto não possui GTIN oficial, mas o campo foi preenchido com um número qualquer.

Você pode encontrar e confirmar o código GTIN de diferentes formas. A forma mais prática de verificar esse código é localizando o código de barras na embalagem do produto, mas você também pode consultar a nota de compra emitida pelo seu fornecedor (normalmente o GTIN vem impresso nela) ou então verificando com a sua contabilidade.

Com o código GTN oficial em mãos, podemos corrigir o cadastro do produto e resolver a rejeição apresentada na nota fiscal.

Como resolver essa rejeição?

1. Na tela de Produtos, clique em Editar - F2 no produto desejado. 

2.  Informe o código GTIN oficial no campo EAN/GTIN.

Se o campo estiver preenchido com um código interno (usado para controle interno na loja), será necessário apagar a informação. O código interno pode ser cadastrado no campo Código.

3. Clique em Salvar - F2

Após realizar essa alteração, você pode tentar emitir a nota fiscal novamente.

Pronto! Agora você já sabe como resolver a rejeição fiscal GTIN/cEAN com prefixo inválido.

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