Entenda o que significa a rejeição GTIN/cEAN com prefixo inválido ao emitir uma NF-e e veja como corrigir o erro.
O GTIN (Global Trade Item Number), também conhecido como código EAN, é o número que identifica unicamente um produto no comércio.Esse código possui 13 dígitos e geralmente aparece impresso no código de barras da embalagem.
Essa rejeição acontece quando o código informado no campo EAN/GTIN no cadastro do produto está incorreto ou não segue os padrões reconhecidos pela Sefaz. A Sefaz realiza uma validação automática do prefixo do código GTIN e se ele for inválido ou não existir na base do GS1 Brasil a nota é rejeitada.
Essa situação é comum quando:
Você pode encontrar e confirmar o código GTIN de diferentes formas. A forma mais prática de verificar esse código é localizando o código de barras na embalagem do produto, mas você também pode consultar a nota de compra emitida pelo seu fornecedor (normalmente o GTIN vem impresso nela) ou então verificando com a sua contabilidade.
Com o código GTN oficial em mãos, podemos corrigir o cadastro do produto e resolver a rejeição apresentada na nota fiscal.
1. Na tela de Produtos, clique em Editar - F2 no produto desejado.

2. Informe o código GTIN oficial no campo EAN/GTIN.

3. Clique em Salvar - F2.

Pronto! Agora você já sabe como resolver a rejeição fiscal GTIN/cEAN com prefixo inválido.
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.