Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

O que é o campo CEST?

Veja o que é e para que serve esse campo de tributação dentro do Nex, exigido para atender à legislação federal brasileira.

Importante

  • Esse recurso está disponível para assinantes do Plano FISCAL. Saiba mais a respeito dos planos de assinatura do nosso programa.

O que é o CEST?

O Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) é utilizado para uniformização e identificação de mercadorias que fazem o uso dos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento de ICMS. Esse código é necessário para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) e Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e SAT), e, conforme o Convênio ICMS 92 de 2015, seu uso é obrigatório.

O CEST é um código composto por 7 números. Dependendo do código NCM cadastrado, a Secretaria da Fazenda irá exigir que seja informado um CEST para aprovação do documento fiscal eletrônico. O Nex faz para você uma verificação da necessidade de informar o CEST a partir do código NCM de cada produto. É possível que um mesmo código NCM tenha mais de uma opção de CEST disponível, nesse caso, o Nex irá mostrar as opções disponíveis na tela para que você selecione o código adequado.

Vamos aprender a cadastrar o CEST de um produto?

1. No cadastro de produto, acesse a aba TRIBUTAÇÃO.

2. Clique nos TRÊS PONTINHOS (...) ao lado do campo NCM.

Para mais detalhes sobre o código NCM, clique aqui.

3. Selecione o código NCM desejado e clique em OK.

4. Clique nos TRÊS PONTINHOS (...) ao lado do campo CEST.

5. Selecione o CEST desejado e clique em OK.

6. Clique em SALVAR - F2.

Pronto!! Você aprendeu a cadastrar o CEST no produto.

Veja também:

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.