Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas Gerais

Entenda o campo CEST no Programa NEX

Veja o que é e para que serve este campo de tributação dentro do Programa NEX, exigido para atender à legislação federal brasileira.

O que é o CEST?

O Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) é utilizado para uniformização e identificação de mercadorias que fazem o uso dos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento de ICMS. Este código é necessário para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) e Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e SAT), e, conforme o Convênio ICMS 92 de 2015, seu uso é obrigatório.

O CEST é um código composto por 7 números. Dependendo do NCM cadastrado, a Secretaria da Fazenda irá exigir que seja informado um CEST para aprovação do documento fiscal eletrônico. O Programa NEX faz para você uma verificação da necessidade de informar o CEST a partir do NCM de cada produto. É possível que um mesmo NCM tenha mais de uma opção de CEST disponível, nesse caso o NEX irá mostrar as opções disponíveis na tela para que você selecione o código adequado.

Vamos cadastrar o CEST de um produto?

1. No cadastro de produto, clique na aba TRIBUTAÇÃO.

2. Clique nos para informar o NCM, ao lado direito do campo.

3. Selecione o NCM e clique em OK.

4. Clique nos para informar o CEST, ao lado direito do campo.

5. Selecione o CEST adequado e clique em OK.

6. Clique em SALVAR (F2), no canto superior esquerdo, para concluir a configuração.

Pronto!! Você cadastrou o CEST do produto.

Veja também:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas Gerais