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Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Como resolver a rejeição fiscal de Falha no Schema

Saiba o que significa a rejeição “Falha de Schema” ao emitir NF-e ou NFC-e no Nex, por que ela acontece e como corrigir.

Importante

  • A emissão de notas fiscais no Nex está disponível para assinantes do plano Fiscal. Saiba mais sobre os nossos planos de assinatura.
  • O Nex atende os Regimes Tributários Simples Nacional e MEI: Micro empreendedor Individual, não atendendo o Regime Normal.

O que significa a rejeição fiscal Falha no Schema?

A rejeição por Falha no Schema é uma das mensagens de rejeição mais genéricas retornadas pela Sefaz durante a emissão de NF-e e/ou NFC-e. Essa mensagem indica que faltam informações obrigatórias ou que algum campo foi preenchido de forma incorreta no XML da nota fiscal gerada pelo Nex. 

Essa falha pode ocorrer por informações divergentes no cadastro da empresa emitente, falta de informações no cadastro da pessoa cliente ou na configuração fiscal dos produtos que estão na transação de venda, sendo que as causas mais comuns estão relacionadas ao cadastro da própria empresa ou cadastro dos produtos.

Para corrigir essa rejeição é importante verificar se há ausência de informações ou erro em alguns campos, como por exemplo:

  • Inscrição Estadual não preenchida.
  • Município ou telefone não preenchido.
  • Regime tributário (CTR) configurado incorretamente
  • Produtos sem informações fiscais obrigatórias, como: NCM, CEST (quando necessário), Unidade de medida e/ou Tributação (CSOSN e CFOP).

No caso da emissão de NF-e (onde é obrigatório a identificação do destinatário), a pessoa cliente deve estar com os dados completos e válidos no cadastro. Os campos obrigatórios para essa emissão são: Nome completo, CPF ou CNPJ, Endereço completo (incluindo bairro, município e UF) e Inscrição Estadual (se necessário e não for isento).

Além dessas informações, se a venda possuir frete, a ausência de informações da empresa transportadora também pode causar a rejeição de Falha no Schema.

Como resolver essa rejeição?

  • Verifique o cadastro da empresa:

1. Na tela de Nota Fiscal, acesse a aba do documento fiscal que deseja verificar (NF-e ou NFC-e). 

2. Clique no ícone de engrenagem

3. Confira se todos os campos obrigatórios estão preenchidos corretamente: Razão social e Nome fantasia, Inscrição Estadual e Endereço completo.

O endereço pode ser verificado na aba Endereço.
  • Verifique o cadastro do produto: 

1. Na tela de Produtos, localize o produto vendido e clique em Editar - F2

2. Na aba Tributação, confira se os campos obrigatórios estão preenchidos corretamente: NCM, CEST (se necessário), Unidade de medida e Tributação (CSOSN e CFOP). 

A unidade de medida pode ser verificada na aba “Cadastro”. Para mais detalhes sobre como configurar o produto para emitir NF-e, clique aqui. Se deseja verificar para NFC-e, clique aqui.
  • No caso de emissão de NF-e, verifique o cadastro do cliente:

1. Na tela de Clientes, clique em Editar - F2 no cliente desejado.

2. Confira se todos os campos obrigatórios estão preenchidos corretamente: Nome completo, CPF/CNPJ válido, Endereço completo (com bairro) e Inscrição Estadual (se necessário). 

  • No caso de uma venda com frente:

1. No registro da venda, clique em Entrega - F9

2. Informe o Valor do Frete e Endereço.

3. Clique em Transportadora e, em seguida, clique em Editar ao lado da transportadora selecionada. 

4. Confira se os dados da empresa transportada estão preenchidos corretamente: Nome ou razão social, CPF/CNPJ válido, Endereço completo. Após conferir, clique em Salvar - F2.

5. Selecione o Tipo de Frete.

6. Clique em Aplicar - F2

Após conferir todas as informações acima, tente emitir a nota fiscal novamente. Com essas conferências, a rejeição fiscal deve ser corrigida.

Importante: Caso a rejeição persista após revisar as informações acima, uma opção é cancelar a venda e refazê-la, garantindo que os dados estejam salvos corretamente antes da nova emissão. Em alguns casos a falha ocorre por dados antigos armazenados no XML anterior, por isso, ao refazer a venda a nota fiscal pode ser aprovada normalmente. 

Pronto! Agora você já sabe como resolver a rejeição fiscal de Falha no Schema e como verificar e validar as informações para a aprovação da nota fiscal.

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