Retornar a Categoria:
Instalação e Banco de Dados

Como melhorar o desempenho do Nex em rede

Veja algumas dicas para melhorar o desempenho e a comunicação entre o computador Servidor e o Terminal, melhorando a qualidade e a velocidade do NEX em rede local.

Importante

  • O NEX em rede está disponível para assinantes do Plano Premium ou Fiscal do Programa NEX. Saiba mais sobre nossos planos, clicando aqui.

1. NEX atualizado

Verifique se o seu NEX está atualizado.

1.1 Clique em AJUDA no menu superior e selecione a opção 5. ATUALIZAR O NEX.

Caso o seu NEX esteja desatualizado, o programa iniciará o processo de atualização. Se ele já estiver atualizado, o NEX indicará que está na última versão do programa. Veja aqui como atualizar o seu NEX.

Se o NEX está atualizado, verifique o passo seguinte.

2. Cabo de rede

O ideal é sempre ter todos os computadores conectados na sua rede local via cabo de rede. Como o sinal viaja pelo cabo de rede, qualquer tipo de interferência externa terá o impacto reduzido.

O computador Servidor e o Terminal comunicam-se através da sua rede local. Dessa forma, a qualidade da conexão depende quase que exclusivamente da qualidade da sua rede local. A conexão via wi-fi pode sofrer bastante interferência de outros dispositivos eletrônicos na sua loja e do sinal de wi-fi dos vizinhos, além de depender da distância e da quantidade de objetos — paredes, por exemplo — que estão entre o modem e o computador, afetando o sinal e a velocidade de comunicação entre os computadores.

3. Permissões de pasta

Em alguns casos, o próprio Windows e a falta de permissão de usuário podem interferir no desempenho do NEX em rede. Dessa forma, é preciso fazer a liberação da pasta do NEX em todos os computadores da rede local.

3.1 Localize a pasta do NEX no seu HD. Por padrão, o Programa NEX é instalado na pasta C:\NEX. Caso não esteja encontrando, você pode verificar, no NEX Servidor, em qual local o NEX está instalado.

3.2 Clique com o botão direito do mouse na pasta do NEX e selecione a opção PROPRIEDADES.

3.3 Desmarque a opção SOMENTE LEITURA e clique em APLICAR.

Pode demorar alguns minutos para o Windows processar a liberação da pasta em todos os arquivos.

3.4 Clique em SEGURANÇA.

3.5 Clique em EDITAR

3.6 Clique em ADICIONAR.

3.7 Digite TODOS e clique em OK.

3.8 Selecione a opção TODOS e clique em OK.

3.9 Marque a opção CONTROLE TOTAL na coluna PERMITIR.

3.10 Clique em APLICAR.

Pode demorar alguns minutos para o Windows processar a liberação da pasta em todos os arquivos.

3.11 Clique em OK.

3.12 Clique em OK.

É importante que esse procedimento seja feito em todos os computadores que você utiliza o NEX.

4. Firewall do Windows

O Firewall do Windows pode interferir na comunicação entre os dois computadores. Vamos criar uma nova regra para liberar a porta de comunicação utilizada pelo NEX.

4.1 Digite FIREWALL no menu iniciar e clique em WINDOWS DEFENDER FIREWALL.

4.2 Clique em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS.

4.3 Clique em REGRAS DE ENTRADA.

4.4 Clique em NOVA REGRA.

4.5 Clique em PORTA e depois em AVANÇAR.

4.6 Clique em TCP, digite 17200 no campo de portas locais específicas e clique em AVANÇAR.

4.7 Clique em AVANÇAR.

4.8 Clique em AVANÇAR.

4.9 Digite PORTA NEX no campo de nome e clique em CONCLUIR.

4.10 Faça o mesmo procedimento novamente em regra de entrada, mas agora selecione UDP e digite 17200 no campo de portas locais específicas.

4.11 Clique em REGRAS DE SAÍDA.

4.12 Clique em NOVA REGRA.

4.13 Clique em PORTA e depois em AVANÇAR.

4.14 Clique em TCP, digite 17200 no campo de portas locais específicas e clique em AVANÇAR.

4.15 Clique em PERMITIR A CONEXÃO e depois em AVANÇAR.

4.16 Clique em AVANÇAR.

4.17 Digite PORTA NEX no campo de nome e clique em CONCLUIR.

4.18 Faça o mesmo procedimento novamente em regra de saída, mas agora selecione UDP e digite 17200 no campo de portas locais específicas, lembrando de clicar em permitir a conexão na janela seguinte.

É importante que esse procedimento seja feito em todos os computadores que você utiliza o NEX.

5. Reiniciar modem e computador

Em alguns casos, pode ser o próprio Modem de internet ou o Windows com algum bloqueio. 

5.1 Reinicie o seu modem de internet. Para isso, desligue o modem, tire todos os cabos, aguarde 30 segundos e conecte tudo novamente. Aguarde o sinal de internet ser restabelecido e tente novamente.

5.2 Reinicie o computador Servidor e Terminal.

6. Desabilitar aplicativos em segundo plano - Windows 10

No Windows 10 é possível desabilitar alguns aplicativos que ficam em execução em segundo plano. Com isso, o desempenho geral do computador é melhorado, visto que esses aplicativos não serão mais executados sem estarem em uso, e, consequentemente, sobrará mais memória RAM para os demais processos.

6.1 No seu teclado, clique na tecla do Windows (tecla com a bandeira do Windows) e na tecla X ao mesmo tempo.

6.2 Clique em CONFIGURAÇÕES.

6.3 Clique em PRIVACIDADE.

6.4 Localize e clique na opção APLICATIVOS EM SEGUNDO PLANO.

6.5 Clique na barra para DESATIVAR os aplicativos em segundo plano.

É importante que esse procedimento seja feito em todos os computadores que você utiliza o NEX.

Pronto!! Com essas dicas o desempenho do NEX em rede deve melhorar, sendo o cabo de rede o mais importante.

Veja também:

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Instalação e Banco de Dados

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.