Em alguns casos, o NEXAdmin pode não conseguir localizar o servidor. Veja os principais motivos que podem causar esse problema e como resolvê-los.
O NEX em rede está disponível para assinantes dos planos Premium e Fiscal. Caso o seu computador Terminal não esteja localizando o computador Servidor, verifique o plano do seu NEX. Você pode visualizar essa informação no canto superior direito do NEX Servidor.
Se o seu NEX está no Plano Premium ou Fiscal, verifique os seguintes passos para tentar a comunicação entre os dois computadores.
Verifique se o seu NEX está atualizado.
2.1 Clique em ajuda no menu superior e selecione a opção 5. ATUALIZAR O NEX.
Se o NEX está atualizado, verifique o passo seguinte.
Para utilizar o NEX em rede, é necessário que os computadores Servidor e Terminal estejam na mesma rede local. Ou seja, eles precisam estar recebendo exatamente o mesmo sinal de internet.
3.1 Caso você utilize os computadores conectados via REDE WI-FI, verifique se ambos estão na mesma rede clicando no símbolo do wi-fi no canto inferior direito.
3.2 Se você utiliza os computadores via cabo de rede, é necessário verificar se eles estão na mesma rede pelo Prompt de Comando (CMD).
3.2.1 Digite CMD no menu iniciar e abra o PROMPT DE COMANDO (CMD) em ambos os computadores.
3.2.2 Digite IPCONFIG e aperte ENTER.
3.2.3 Verifique se o GATEWAY PADRÃO é exatamente o mesmo para os dois computadores.
Caso os computadores estiverem na mesma rede local, verifique o passo seguinte.
Em alguns casos, pode ser o próprio Modem de internet ou o Windows que está com algum bloqueio.
4.1 Reinicie o seu modem de internet. Para isso, desligue o modem, tire todos os cabos, aguarde 30 segundos e conecte tudo novamente. Aguarde o sinal de internet ser restabelecido e tente novamente.
4.2 Reinicie o computador Servidor e Terminal.
Se, ao reiniciar o modem e os computadores, ainda não houver comunicação pela rede local, verifique o passo seguinte.
Alguns antivírus podem interferir na comunicação entre os computadores pela sua rede local, impedindo que o NEX Admin consiga localizar o NEX Servidor.
Para corrigir esse problema, é necessário desabilitar o antivírus por alguns minutos e, se possível, criar uma exceção nele para o Programa NEX. Caso você suspeite que o antivírus esteja interferindo na comunicação pela sua rede local, pode entrar em contato conosco para tentarmos lhe auxiliar, clicando aqui.
Em alguns casos, o Firewall do Windows pode impedir a comunicação entre os computadores pela rede local. Nesse caso, precisamos desabilitar o Firewall para testar.
6.1 Digite FIREWALL no menu iniciar e clique em FIREWALL E PROTEÇÃO DE REDE.
6.2 Clique em ATIVAR OU DESATIVAR O WINDOWS DEFENDER FIREWALL.
6.3 Clique nos dois campos de DESATIVAR O WINDOWS DEFENDER FIREWALL.
6.4 Clique em OK.
Esse procedimento desativou o Firewall do Windows. Verifique se o NEX Admin consegue localizar o NEX Servidor. Caso ainda não esteja localizando, ative o Firewall do Windows novamente na mesma janela em que foi desativado.
Você pode verificar a comunicação entre os dois computadores caso estejam na mesma rede.
7.1 Digite CMD no menu iniciar e clique em PROMPT DE COMANDO.
7.2 Digite IPCONFIG e aperte na tecla ENTER em ambos os computadores.
7.3 Verifique e anote o ENDEREÇO IPv4 de cada um.
7.4 Digite PING e o número do ENDEREÇO IPv4 do outro computador e clique na tecla ENTER, para iniciar um teste de comunicação.
7.5 O Windows enviará pacotes de informações para o IPv4 informado.
7.6 Se os computadores estiverem na mesma rede e se comunicando através dela, haverá uma resposta com o tempo em ms (milissegundos) para retorno. Além disso, o Windows indicará quantos pacotes foram enviados, recebidos e perdidos. O ideal é que nenhum pacote de informações seja perdido nesse processo.
7.7 Caso os computadores não estejam se comunicando, o Windows trará o retorno de “Host de destino inacessível” ou “Esgotado o tempo limite do pedido”. Nesses casos, é necessário verificar se os computadores estão na mesma rede e se ela está configurada corretamente.
Se os computadores estiverem com o mesmo Gateway Padrão e mesmo assim não estão se comunicando pela rede local, é necessário verificar com um técnico de rede local para analisar o que pode estar causando o bloqueio.
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