Retornar a Categoria:
Instalação e Banco de Dados

Instalar outros terminais de atendimento (em rede local)

Veja quais os requisitos e as recomendações para configurar o seu Programa NEX para usar em dois ou mais computadores.

Importante

  • Para utilizar o NEX em rede é necessária a assinatura do Plano Premium. Saiba mais sobre nossos planos.
  • Todos os computadores precisam estar conectados na mesma rede local, ou seja, devem estar utilizando o mesmo sinal de internet (wi-fi ou cabo de rede).

Qual a diferença entre Servidor e Terminal?

O computador SERVIDOR é o computador central, no qual fica o banco de dados do Programa NEX. Somente um computador na sua rede pode ser o Servidor. Nele são gerados todos os arquivos do banco de dados, backups, emissões de notas fiscais para a SEFAZ, etc. Veja aqui como abrir o NEX Servidor e aqui como identificar um servidor aberto.

O computador TERMINAL (PDV ou caixa) é um computador que não possui um banco de dados do Programa NEX. Ele funciona como ponto de venda ou caixa, e tudo o que for registrado nele ficará salvo no banco de dados do computador servidor.

A comunicação entre os dois computadores é feita pela sua REDE LOCAL, seja ela por wi-fi ou por cabo de rede.

É importante que o computador terminal não possua um NEX Servidor instalado. Caso contrário, poderá ocorrer algum tipo de conflito de banco de dados, e o terminal carregar o servidor errado, aparentando estar sem informações.

Recomendações

O NEX funciona em rede tanto por wi-fi quanto por cabo de rede. No entanto, é recomendável o uso em rede com os computadores conectados via cabo de rede. A conexão via wi-fi pode sofrer interferência de outros dispositivos eletrônicos na sua loja e do sinal de wi-fi dos vizinhos, o que prejudica o sinal e a velocidade de comunicação entre os computadores. Como a velocidade do NEX em rede depende quase exclusivamente da qualidade da sua rede local, utilizar via cabo de rede evitará esse tipo de interferência.

Vamos instalar o NEX em um Terminal?

1. Faça o download do Programa NEX no computador terminal, clicando aqui.

2. Após concluir o download, localize o arquivo baixado e execute-o.

3. Clique em AVANÇAR.

4. Clique em QUERO USAR O NEX EM REDE (em mais de um computador).

5. Deixe desmarcada a opção ESSA MÁQUINA É MEU SERVIDOR e clique em AVANÇAR.

6. Leia atentamente os termos de uso do Programa NEX. Caso concorde, marque o campo CONCORDO COM OS TERMOS DE SERVIÇO DO PROGRAMA NEX e depois clique em INSTALAR!

7. Aguarde o processo de instalação terminar.

8. Clique em CONCLUIR.

Localizando o servidor na sua rede

1. Abra o NEX ADMIN no computador terminal.

2. Clique na ENGRENAGEM.

3. Selecione a opção 2. LOCALIZAR O SERVIDOR AUTOMATICAMENTE, para que o NEX Admin procure o Servidor na sua rede local e clique em OK.

Essa opção é válida somente se houver apenas um Servidor na sua rede local.

4. Caso o NEX Admin não localize automaticamente na opção 2, selecione a opção 3. VOU INFORMAR O NOME DE REDE OU IP DO SERVIDOR.

4.1 Informe o IP do computador servidor e clique em OK. Veja aqui como identificar o IP do computador servidor.

Pronto!! Agora esse computador está configurado como terminal (PDV) do seu NEX. Tudo o que você registrar nele vai aparecer no servidor e vice-versa.

Veja também:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Instalação e Banco de Dados