Retornar a Categoria:
Transações de Estoque

Entrada de Estoque via XML - Conversão de Unidades

Veja mais detalhes sobre a Conversão de Unidades ao realizar a entrada de estoque via XML da nota fiscal de compra.

O que é a Conversão de Unidades?

A ENTRADA DE ESTOQUE VIA XML é um recurso muito prático, que irá facilitar o seu dia a dia como comerciante. Com o arquivo XML da compra, o Programa NEX reconhece as informações presentes na nota, como o preço de custo e a quantidade comprada de cada mercadoria, e agiliza o procedimento de entrada de estoque.

Porém existem situações em que a unidade de medida utilizada por seu fornecedor, ao emitir a NF-e, seja diferente da unidade de medida que seu comércio utiliza para venda ao consumidor final. Nestes casos, é preciso realizar a conversão de unidades. E, então, seus produtos serão cadastrados de acordo com a sua unidade de venda.

Qualquer dúvida, estamos à disposição para auxiliar! Você pode chamar nosso suporte pressionando a tecla F8 em qualquer tela do Programa NEX ou clicando aqui.

Importante

  • Este tutorial é uma complementação do tutorial sobre Entrada de Estoque via XML. Caso tenha dúvidas sobre os passos iniciais da Entrada de Estoque via XML, clique aqui
  • Para utilizar a entrada de estoque via XML, é necessário ser assinante do Plano PREMIUM ou do Plano FISCAL. Saiba mais a respeito de nossos planos de assinatura.

Vamos fazer a Conversão de Unidades de entrada de estoque via XML?

1. Na tela de IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS, compare a UNIDADE NO XML/NFE com a UNIDADE NO CADASTRO DO PRODUTO do produto selecionado. Caso sejam diferentes, será necessário realizar a Conversão de Unidades.

Neste exemplo, o fornecedor vendeu o produto em caixa (CX), mas a venda será feita por unidade (Unid).

2. Preencha a QUANTIDADE DE CONVERSÃO. Ou seja, de acordo com nosso exemplo, vamos preencher quantas unidades existem em cada uma das caixas.


Neste exemplo, em cada uma das caixas vendidas pelo fornecedor contém 40 unidades que serão vendidas separadamente. Portanto configuramos 1 CX = 40 UN.

IMPORTANTE: essa conversão irá determinar quantas unidades do produto serão efetivamente adicionadas ao estoque. Caso tenha alguma dúvida, você pode chamar nosso suporte, clicando aqui ou pressionando a tecla F8 no seu Programa NEX.

Opção Inverter

3. A opção INVERTER pode ser utilizada em alguns casos específicos, como quando você compra produtos que são enviados em unidades, porém em seu comércios esses produtos são vendidos em caixas. Para utilizar essa opção, clique em INVERTER e preencha a QUANTIDADE DE CONVERSÃO.

Neste exemplo, cada 4 unidades (Un) compradas separadamente do fornecedor serão vendidas juntas em caixas (Cx). Portanto configuramos 1 Cx = 4 Un.

Opção Conversão Automática

4. A CONVERSÃO AUTOMÁTICA pode ser utilizada entre unidades que sempre serão convertidas na mesma proporção.

Neste exemplo: cada unidade (Un) será vendida como peça (Pç) e, nesse caso, a conversão será sempre 1 Un = 1 Pç para todos os produtos. Para isso, é necessário habilitar a opção destacada na imagem abaixo.

IMPORTANTE: mesmo com esses parâmetros configurados, é sempre bom conferir a DANF-e para que a conversão não seja feita incorretamente. Se a quantidade que seu fornecedor enviou estiver certa, mas a unidade estiver errada, isso pode causar erros no seu estoque.

5. Após concluir todas as configurações dos produtos, clique em AVANÇAR.

Pronto!! A Conversão de Unidades foi finalizada e você pode seguir os passos da Entrada de Estoque via XML.

Veja também:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Transações de Estoque