Retornar a Categoria:
Transações de estoque

Saiba mais sobre a transação de devolução ao fornecedor

Veja como é possível realizar a devolução de produtos ao seu fornecedor pelo Nex.

Importante

  • Esse recurso está disponível para assinantes dos planos PREMIUM e FISCAL. Saiba mais a respeito dos nossos planos de assinatura.
  • Para gerar um documento fiscal eletrônico a partir destas operações, é necessário ser assinante do Plano FISCAL e ter NF-e ativa.

Como funciona a devolução ao fornecedor?

A devolução ao fornecedor é uma operação de saída de estoque em que os produtos que forem registrados na transação serão removidos da quantidade de estoque disponível.

Para os assinantes do Plano FISCAL, o Nex gera automaticamente uma Nota Fiscal Eletrônica de devolução ao fornecedor e, para isso, é necessário fazer uma entrada de estoque utilizando o XML da Nota de Compra dos produtos que serão devolvidos. A partir da entrada de estoque via XML, o Nex consegue buscar as informações da nota e, com isso, preencher corretamente as a nota de devolução que será emitida para o seu fornecedor. Veja aqui como fazer uma entrada de estoque via XML.

A devolução ao fornecedor para os assinantes do Plano PREMIUM funciona de maneira similar a um ajuste de estoque, porém registrando de forma mais específica o tipo de operação que está sendo realizada.

Veja os tipos de devolução ao fornecedor que podem ser feitos pelo Nex no Plano FISCAL:

NF-e - devolução parcial: este procedimento é utilizado para realizar a devolução de produtos de um único fornecedor, sendo possível devolver itens de notas fiscais diferentes, selecionando os que você deseja devolver, sem necessidade de realizar uma devolução total. Mesmo realizando uma devolução parcial, é necessário que a entrada de estoque via XML seja total. Veja aqui como realizar uma devolução parcial.

NF-e - devolução total: com esta operação, o Nex realiza de maneira automática a devolução integral de toda a nota de compra. Clique aqui para saber como realizar a operação de devolução total ao fornecedor.

Veja também:

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Transações de estoque

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.