Retornar a Categoria:
Configurações de impressão

Impressora parou de imprimir. O que fazer?

Veja o que você pode fazer caso a impressora não esteja funcionando corretamente.

Importante

  • É necessário instalar o driver da impressora no Windows para que ela funcione corretamente, pois apenas conectar o cabo da impressora no computador não é suficiente para que ela comece a imprimir.
  • Para testar se está configurado e funcionando, é possível enviar um teste de impressão pelo próprio driver da impressora.
  • Se a impressora já estiver instalada e funcionando no Windows, clique aqui para verificar como configurar para utilizar no Nex.

Alterar porta de entrada física ou no driver da impressora

Caso seja trocada a porta de entrada física do computador, na qual o cabo da impressora está conectado, é necessário alterar a configuração de porta no driver. O Windows não faz essa troca automaticamente.

O ideal é sempre manter a impressora conectada na mesma porta de entrada física, evitando que seja necessário alterar as configurações no driver de instalação.

Veja aqui como alterar a porta de entrada no driver da impressora. 

Como alternativa, ao invés de trocar a entrada no driver do equipamento, você pode alterar a porta física para a que estava anteriormente.

Reiniciar o computador e a impressora

Em alguns casos ocorre uma falha de comunicação momentânea entre a impressora e o computador. Nesses casos, geralmente reiniciar o computador e a impressora resolve.

Primeiro, reinicie seu computador. Depois de reiniciar, desligue a impressora, tire todos os cabos conectados e aguarde 20 segundos. Após esse período, conecte os cabos novamente e ligue a impressora para verificar se voltou a funcionar.

Reiniciar Spooler de Impressão

O Spooler de Impressão é responsável por gerenciar e armazenar a fila de impressão na memória do Windows. É possível que alguns arquivos enviados para a impressão fiquem presos nessa fila. Nesses casos, precisamos reiniciar o Spooler de Impressão do Windows.

1. Digite SERVIÇOS no menu iniciar e clique em SERVIÇOS.

2. Localize o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO e clique com o botão direito do mouse.

3. Clique em REINICIAR e aguarde o processo terminar automaticamente.

Reinstalar o driver da impressora

Em certos casos, é necessário reinstalar o driver da impressora para que ela volte a se comunicar corretamente com o sistema operacional. Cada marca e modelo possui um driver próprio e ele deve ser instalado corretamente no Windows para que a impressora funcione.

Temos alguns tutoriais de instalação de driver de modelos mais comuns:

Suporte Técnico - Nex

Se a impressora não funcionar depois de tentar os procedimentos citados acima, você pode nos chamar no suporte para tentarmos resolver o problema na sua impressora. Temos um canal de atendimento especializado em equipamentos e periféricos. Veja aqui nossos canais de atendimento.

Veja também:

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Configurações de impressão

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.