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Vendas

Venda Caixa (venda comum)

Veja como fazer uma venda simples, onde você lança os produtos e o cliente paga na hora.

A Venda Caixa é o tipo de venda mais utilizado nas lojas – é a venda comum – aquela que o cliente vai até o caixa, escolhe os itens e faz o pagamento na hora.

Para iniciar uma Venda Caixa, acesse o menu “VENDAS” no seu NexAdmin. Em seguida clique em “VENDA CAIXA”, no menu superior.

A tela de vendas abrirá e você poderá iniciar uma venda comum. Primeiramente, escolha o cliente que está fazendo a compra, clicando em “CLIENTE” no topo da tela ou pressionando a tecla “F5”. Se você estiver fazendo uma venda avulsa, basta pular esta etapa.

O próximo passo é selecionar o produto a ser vendido, informar a quantidade do produto e apertar "ENTER" para lançar na venda.

Você pode remover os produtos lançados! Basta clicar no ícone “X”, que se encontra ao final da linha do item desejado. 

Ou então, se quiser apenas alterar a quantidade, basta clicar na quantidade, que está logo depois da descrição do item.

Nessa tela, além de alterar a quantidade, você também pode fazer um complemento ou observação específica desse item, como por exemplo: alguma alteração de uma determinada refeição (Prato feito – Sem salada) ou a venda de matéria prima com determinada característica. (Esquadria de alumínio – Altura x Largura).

Ao terminar de lançar os produtos, pressione “F2” ou clique em “SALVAR”, no topo da tela para prosseguir com o pagamento.

Se optar por dar um desconto nesta venda, basta clicar em “DESCONTO” ou pressionar a tecla “F3”. Entenda melhor como trabalhar com Descontos.

Na tela que abriu, digite o valor ou a porcentagem de desconto da venda e clique em “SALVAR”.

Em seguida, digite o valor que está sendo pago por cada forma de pagamento.

Lembrando que o usuário FREE só tem acesso ao pagamento em dinheiro, as outras formas de pagamento são uma exclusividade dos assinantes PRO ou PREMIUM do Programa NEX.

Você  também poderá fazer uma observação para a venda. Este campo pode ser usado para quando você quiser fazer algum comentário sobre a venda, como por exemplo:  o desconto dado ou até mesmo a forma de pagamento escolhida. Essa observação aparecerá no histórico do caixa junto à venda e poderá, também, ser impressa no recibo.

Nesta tela, você também poderá guardar o troco em crédito(saiba mais) para o cliente ou deixar o que faltar no pagamento como débito(saiba mais) na conta (ambos recursos PRO).

Após confirmar os valores para cada forma de pagamento, clique em “SALVAR” – que se encontra no rodapé da tela – ou pressione a tecla “F2”.

Pronto! Sua venda foi efetuada com sucesso e você agora já pode partir para a próxima venda.

Para mais informações sobre a assinatura Premium, valores e exclusividades, clique aqui!

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