Retornar a Categoria:
NFC-e: Primeiros Passos

5. Testando e Emitindo NFC-e

Após configurar por completo a NFC-e em sua loja, veja como testar e emitir utilizando a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica.

Após saber O que é a NFC-e, O que é preciso para emitir NFC-e, Como importar a tabela do IBPT, Como completar o cadastro do produto para NFC-e e como Configurar e Ativar sua NFC-e, é hora de Testar e começar a emitir NFC-e.   

Após efetuar uma venda, se você configurou para que o programa peça o CPF na nota, aparecerá a tela solicitando para que você digite o CPF de seu cliente.

Nesta mesma tela você poderá adicionar o e-mail do cliente, para enviar a nota (DANFE) para o cliente. Você poderá então também selecionar se vai mesmo assim imprimir uma via para o cliente.

Após salvar e finalizar o processo de venda e envio e ou impressão da DANFE, veja no topo esquerdo da tabela a situação da NFC-e. O ícone de reticências mostra que a NFC-e está em fase de aprovação.

Quando o ícone verde aparecer, sua nota já estará aprovada.

Se aparecer uma mensagem dizendo que sua NFC-e foi rejeitada pela SEFAZ, clique em Ok.

Clique na aba "NFC-e Rejeitada" que aparecerá no topo.

Visualize a causa da rejeição na coluna "Motivo da Rejeição". Após você corrigir o problema, clique em "Emitir Novamente" no topo esquerdo para solicitar uma nova aprovação.

Agora se você quiser cancelar, é só clicar no botão "Cancelar" no topo da tela.

Pronto! Após emitir sua nota em modo de testes (homologação) e cancelar a nota emitida em modo de testes (homologação), agora chegou a hora de Ativar o Modo de Produção. Clique no botão no topo da tela do programa. 

 IMPORTANTE: Leia a mensagem que aparecerá na tela com atenção!

Se você está pronto para ativar a NFC-e em seu estabelecimento e concorda com o que é informado na mensagem que aparecerá na tela, é só clicar em "SIM - Ativar emissão em modo de produção".

Pronto! Você já poderá vender normalmente em sua loja com a função da NFC-e funcionando, emitindo a DANFE para seus clientes e atendendo a Lei Federal 12.741/2012 que obriga a inserção dos tributos nos documentos fiscais, mais conhecida como V.A.T. (Valor Aproximado de Tributos).

Observações Importantes:

O Programa NEX ainda não atende ao Regime Normal, apenas Simples Nacional. O uso da CFOP 5656 no Programa NEX, se restringe a vendas de lubrificantes controlados pela ANP. Não atendemos a vendas de Combustíveis previstos no controle da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

NFC-e: Primeiros Passos