Retornar a Categoria:
NFC-e: Primeiros Passos

2. O que eu preciso para emitir NFC-e no Programa NEX

Veja o que é necessário para poder trabalhar com a NFC-e em sua loja.

A NFC-e - Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, que já esta disponível no Programa NEX, e é uma das substitutas para o famoso cupom fiscal que é emitido através de uma impressora fiscal (ECF) quando se faz uma compra no mercado, uma compra na farmácia e ate mesmo ao pagar um almoço, um café, etc.

A NFC-e é suportada em todo o Brasil com exceção aos estados de Santa Catarina,  Espírito Santo, Ceará e São Paulo. Em São Paulo oferecemos a CF-e SAT (Cupom Fiscal Eletrônico). Veja mais aqui!

Em alguns estados brasileiros já foi anunciado a obrigatoriedade. Na dúvida, consulte a sua contabilidade. Confira o que você precisa para começar a emitr a NFC-e:

1º passo: Você precisa ser assinante do plano Fiscal do Programa NEX. Entenda melhor clicando aqui 

2º passo: Estar com inscrição estadual regular e estar credenciado na SEFAZ (permissão para emissão). Seu contador pode lhe auxiliar no credenciamento.

3º passo: Possuir certificado digital no padrão ICP-Brasil, contendo o número do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte. Na dúvida peça orientação ao seu contador.

Observação importante: O Programa NEX orienta seus clientes a usar certificado modelo A1. Não nos responsabilizamos por instabilidades ou não funcionamento causadas pelo certificado modelo A3 embora o mesmo funcione no sistema.

4º passo: Possuir Código de Segurança do Contribuinte - CSC (token), fornecido pela SEFAZ no ato do credenciamento.

5º passo: Estar cadastrado no IBPT e baixar a tabela do V.A.T. (Valor Aproximado de Tributos).

6º passo: Completar o cadastro do produto com NCM e Situação Tributária.

7º passo: Garantir que seus equipamentos atendam ao minimo necessário. A NFCe permite impressão em papel A4, nesse caso qualquer impressora convencional funciona, mas se você deseja utilizar impressora de bobina fique atento aos requisitos mínimos:

• A impressora de bobina não pode ser ECF.

• A impressora deve operar com bobina de no minimo 58 mm.

• A impressora deve ter a capacidade de imprimir o QRCODE (imagem).

• O papel comprado deve garantir legibilidade de no minimo 6 meses.

• A impressora deve ter comunicação livre com o windows, ou seja, ser capaz de imprimir qualquer documento do windows.

Observações Importantes:

O Programa NEX ainda não atende ao Regime Normal, apenas Simples Nacional. O uso da CFOP 5656 no Programa NEX, se restringe a vendas de lubrificantes controlados pela ANP. Não atendemos a vendas de Combustíveis previstos no controle da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

NFC-e: Primeiros Passos