Retornar a Categoria:
NFC-e: Primeiros Passos

6. Consultando e Validando a NFC-e

Confira como consultar e validar a sua NFC-e em tempo real no site da Receita.

Assim como seus clientes, você também pode consultar a validade das suas notas emitidas. Atualmente você possui 2 maneiras de se fazer isso. Confira:

Opção 1:
Todas as notas emitidas saem com um QRCode impresso, conforme na imagem abaixo:

Para fazer a leitura desse QRCode, você vai precisar de um celular Android ou IOS e um aplicativo para leitura facilmente encontrado no Google Play ou no APP Store.

Após ter o aplicativo instalado em seu smartphone, basta abrir ele e apontar a camera do seu aparelho para o QRCode impresso na nota como na imagem abaixo:

Após a leitura do QRCode, a nota será aberta na tela do seu smartphone.

Opção 2:
Verifique em sua Nota e procure o campo Chave de Acesso. É uma sequencia numérica com 44 digitos. No site da Secretaria da Fazenda do seu estado, consulte a sua NFC-e pela chave de acesso. Alguns estados ainda não possui estrutura para consulta via chave de acesso. No exemplo abaixo, vamos usar o Rio de Janeiro:

Após acessar a página de consulta, digite a chave de acesso no local indicado e se tiver o campo de captcha, digite conforme na imagem.

Como no Rio de Janeiro, sua nota vai aparecer igual na imagem acima.

O layout da tela onde se coloca a chave e a tela que abre as informações da nota podem variar de acordo com cada estado.

Clicando AQUI, você encontra a url para consulta dos estados que ja tem estrutura pronta:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

NFC-e: Primeiros Passos