Retornar a Categoria:
FAQ: Documentos Fiscais - Dúvidas em geral

Configurando a tributação para a NFC-e ou CF-e SAT

Veja como parametrizar a tributação para a sua Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e SAT)

Para emitir um cupom fiscal eletrônico, seja ele NFC-e ou CF-e SAT em seu Programa NEX, você precisa configurar as tributações para os seus produtos. Fique atento a produtos que o imposto será pago na venda e impostos cujo os impostos já foram pagos la na compra. A tributação desses produtos será diferente.

Observação importante: Para saber corretamente o valor a ser preenchido em cada campo, você deve consultar o seu contador. Apenas ele vai saber a forma correta de tributar os produtos da sua empresa.

Para configurar sua tributação, vá em Produtos no menu lateral, clique em Editar para abrir o cadastro do produto, como mostra abaixo:

Com a tela de cadastro de produtos aberta, clique nos 3 pontinhos da tributação (...) e clique em Novo, como mostra abaixo:

O campo código você não precisa mexer. No campo Nome, você pode colocar qualquer nomenclatura apenas para seu controle interno. Selecione a Origem do seu produto e informe o percentual (%) de ICMS do seu produto para dentro do seu estado, de acordo com a orientação do seu contador.

Obs: Mesmo sendo simples nacional e pagando seu imposto de acordo com seu faturamento, seu produto tem uma alíquota interna de ICMS e ela precisa ser informada no campo %ICMS.

Após isso, selecione a CSOSN e a CFOP para a sua operação, como mostra abaixo:

Feito isso, basta selecionar a tributação em seu produto. As informações de CSOSN e CFOP utilizadas no exemplo da imagem acima foram utilizadas apenas como exemplo. Não utilize e sua empresa sem consentimento do seu contador.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

FAQ: Documentos Fiscais - Dúvidas em geral