Retornar a Categoria:
NFC-e: Primeiros Passos

3. Completando o produto para emitir NFC-e

Veja como finalizar o cadastro de seus produtos para poder vendê-los utilizando a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica).

Após conhecermos o conceito de "O que é a NFC-e" de "O que eu preciso para emitir NFC-e", chegou a hora de completarmos o cadastro de nossos produtos atualizando a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e os dados da tributação. 

Importante: talvez você precise da ajuda de seu contador nas primeiras configurações para saber como preencher os campos obrigatórios para a emissão de sua NFC-e.

O primeiro passo é atualizar a versão correta do sistema. Certifique-se de que você está utilizando sempre a versão mais recente do Programa Nex.

Tendo a versão correta do sistema, o passo seguinte é editar o cadastro do produto, ou no caso de um novo produto, criar um novo cadastro.

Na parte inferior da tela de cadastro há os campos de configuração fiscal de seu produto. Primeiramente clique no botão ao lado do campo NCM, para iniciar a configuração.

Faça a importação da Tabela do IBPT para atender a Lei Federal 12.741/2012, que obriga a inserção dos tributos nos documentos fiscais mais conhecida como V.A.T. (Valor Aproximado de Tributos). Se você ainda não se cadastrou, veja o tutorial sobre "Como Importar a Tabela do IBPT" clicando aqui! Depois de baixar a tabela do IBPT, é só importar clicando no botão e localizando a tabela completa.

 Com a ajuda de seu contador, localize a descrição da NCM correta para este produto. Você pode procurar pelo código ou pela própria descrição. Após selecionar, clique em Ok.

Agora clique no botão ao lado do campo Tributação, para entrarmos na última parte da configuração do produto.

Crie seu primeiro código de tributação clicando em "Novo". Cada código que você for criar, deverá seguir este caminho. Vale lembrar que você provavelmente poderá usar o mesmo código para a maioria de seus produtos, facilitando e poupando tempo.

Digite o nome para facilitar a identificação da tributação. Esta nomenclatura é você quem escolhe.

Selecione a origem do produto. Peça ajuda ao seu contador para obter a informação correta.

Com a ajuda de seu contador, selecione a CSOSN desde produto.

Por último, selecione o CFOP clicando no botão ao lado do campo.

Clique em Salvar no topo da tela. Em seguida confirme clicando em Ok.

Pronto, seu produto está cadastrado por completo e pronto para ser vendido e ter sua NFC-e emitida. Agora basta salvar no topo da tela.

Veja agora como configurar e ativar a NFC-e em seu Programa NEX.

Observações Importantes:

O Programa NEX ainda não atende ao Regime Normal, apenas Simples Nacional. O uso da CFOP 5656 no Programa NEX, se restringe a vendas de lubrificantes controlados pela ANP. Não atendemos a vendas de Combustíveis previstos no controle da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

NFC-e: Primeiros Passos