Veja o que é necessário para realizar a emissão de cupons fiscais eletrônicos em São Paulo através do CF-e SAT.
Em conformidade com a Portaria SRE nº 79/2024, a partir de 1º de janeiro de 2026, a única forma válida para emissão de cupons fiscais será por meio da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e, modelo 65). A emissão de CF-e SAT será descontinuada em 31 de dezembro de 2025, conforme determinação nacional da Secretaria da Fazenda. Essa mudança é obrigatória e aplica-se a todos os contribuintes, não sendo uma decisão da Nextar.
Se você realiza a emissão de CF-e SAT no sistema Nex, será necessário migrar para a NFC-e (modelo 65) até a data informada. Para realizar essa alteração, entre em contato com nosso suporte clicando aqui.
Importante: Os requisitos a seguir são exigências da própria Secretaria da Fazenda para permitir a emissão fiscal, por isso são todos necessários e indispensáveis. Recomendamos que todos os procedimentos para ativação e configuração da emissão fiscal pelo Programa sejam feitos com o acompanhamento de um contador.
1. Para realizar a emissão do CF-e SAT é necessário ser assinante do Plano Fiscal. Recomenda-se que se faça a assinatura apenas após preencher todos os outros requisitos. Saiba mais clicando aqui!
2. Ter a Inscrição Estadual regularizada, estando credenciado na Secretaria da Fazenda de São Paulo no sistema de retaguarda do SAT para emitir o CF-e. Faça o credenciamento clicando aqui ou com auxílio do seu contador.
3. Adquirir um equipamento SAT CF-e para autenticação e transmissão do cupom fiscal eletrônico para a Secretaria da Fazenda. O SAT pode ser encontrado em empresas que vendem equipamentos para automação comercial. Clique aqui para ver as marcas de SAT que podem ser utilizadas com o Nex.
4. Instalar o SAT em seu computador e gerar o código de ativação do aparelho. Em caso de dúvidas. Você pode pedir ajuda ao seu contador ou ao suporte do aparelho.
5. Ativar o aparelho SAT utilizando o código de ativação, o CNPJ do contribuinte, o CNPJ da Nextar (04.580.911/0001-96) e a assinatura comercial gerada dentro do Nex. Veja aqui como configurar e ativar o SAT.
6. Preencher, dentro do cadastro dos produtos que serão comercializados, os campos NCM e Tributação. Esses campos são necessários para que o CF-e SAT seja aprovado pela Sefaz. Veja aqui como preencher essas informações.
7. Ter uma impressora para realizar a impressão do Cupom Fiscal Eletrônico e internet para realizar a emissão das notas.
Você pode fazer a impressão em papel A4 ou em uma impressora térmica de bobina. No caso de uma impressora de bobina, é necessário preencher alguns requisitos:
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.