Veja como preencher as informações fiscais necessárias para realizar uma venda com emissão de uma NFC-e ou pelo SAT.
Em conformidade com a Portaria SRE nº 79/2024, a partir de 1º de janeiro de 2026, a única forma válida para emissão de cupons fiscais será por meio da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e, modelo 65). A emissão de CF-e SAT será descontinuada em 31 de dezembro de 2025, conforme determinação nacional da Secretaria da Fazenda. Essa mudança é obrigatória e aplica-se a todos os contribuintes, não sendo uma decisão da Nextar.
Se você realiza a emissão de CF-e SAT no sistema Nex, será necessário migrar para a NFC-e (modelo 65) até a data informada. Para realizar essa alteração, entre em contato com nosso suporte clicando aqui.
A tributação dos produtos é exigida pela Secretaria da Fazenda para que o documento fiscal eletrônico seja aprovado. Essas informações são preenchidas dentro do cadastro do produto no Nex, sendo necessário preencher, além da tributação, o código NCM dos produtos.
1. Na tela de Produtos, acesse a aba TRIBUTAÇÕES DOS PRODUTOS.
2. Clique no ícone de ADIÇÃO (+).
3. Cadastre um NOME para a tributação, essa informação é interna e serve para você identificar esta configuração de tributação em relação a outras que venham a ser cadastradas no futuro.
4. Selecione a ORIGEM do produto clicando na SETA do lado direito do campo.
5. Clique na aba 2. NFC-E OU SAT CF-E.
6. Selecione o CSOSN, clicando na SETA do lado direito do campo.
7. Selecione o CFOP, clicando nos TRÊS PONTINHOS (…) ao lado direito do campo.
8. Clique em SALVAR - F2.
Pronto!! Sua tributação está configurada.
Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.