Retornar a Categoria:
NF-e: Como Emitir

O que eu preciso para emitir NF-e no Programa NEX?

Veja aqui os requisitos necessários para realizar a emissão de NF-e pelo Programa NEX em sua loja.

Este tutorial é o segundo de uma série de tutoriais a respeito da NF-e. Veja aqui o primeiro tutorial “NF-e: o que é, como funciona e quais são as condições de uso?”.

Importante

  • Este recurso está disponível apenas para assinantes do Plano FISCAL do Programa NEX. Saiba mais a respeito de nossos planos.
  • O Programa NEX atende apenas o Regime Tributário Simples Nacional, não atendendo o Regime Normal.

Quais requisitos para emissão de NF-e pelo Programa NEX?

Os requisitos a seguir são exigências da própria Secretaria da Fazenda para permitir a emissão fiscal, por isso são todos necessários e indispensáveis. Recomenda-se que todos os procedimentos para ativação e configuração da emissão fiscal pelo Programa NEX sejam feitos com o acompanhamento de um contador.

1. Ser assinante do Plano FISCAL, para realizar a emissão de NF-e. Recomenda-se que você faça a assinatura apenas após preencher todos os outros requisitos deste tutorial, antes de prosseguir com a ativação da emissão. Saiba mais clicando aqui.

2. Estar credenciado, na Secretaria da Fazenda de seu estado, para emissão desse tipo de documento fiscal eletrônico. É necessário ter o credenciamento nos ambientes de Homologação (ou de testes) e de Produção.

3. Ter um certificado digital, padrão ICP-Brasil, modelo A1 ou A3, instalado em seu computador. O certificado precisa conter o número do CNPJ da loja emissora. Caso possua mais de uma loja que irá realizar a emissão fiscal, verifique com seu contador como proceder com relação ao certificado.

Importante: é recomendável a utilização de um certificado digital modelo A1, pois ele apresenta maior estabilidade e praticidade de instalação e utilização no computador. O certificado digital modelo A3 pode ser utilizado no sistema, porém não nos responsabilizamos por seu bom funcionamento, pois, por ser um aparelho físico, pode apresentar problemas de conexão, entre outros.

4. Preencher, dentro do cadastro dos produtos que serão comercializados, os campos NCM, CEST (se necessário) e Tributação. Esses campos são necessários para que a NF-e seja aprovada pela Sefaz. Veja aqui como realizar o cadastro dessas informações.

5. Possuir equipamentos que atendam à emissão da NF-e. Veja aqui os requisitos recomendados para utilizar o NEX em seu computador. É necessário ter uma conexão com a internet para realizar a emissão da NF-e  e uma impressora para realizar a impressão do documento físico referente à nota.

Impressão da DANFE NF-e

A impressão da DANFE NF-e deve ser feita por impressora de papel A4 com os seguintes requisitos: 

  1. Impressora A4 não fiscal com driver próprio. Saiba mais sobre impressoras.
  2. Papel que garanta legibilidade de, no mínimo, 6 meses.
  3. Funcionamento correto no sistema operacional Windows.

Veja também:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

NF-e: Como Emitir