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Meios de Pagamentos

TEF: Transferência Eletrônica de Fundos

Entenda o que é, como ativar e vincular o TEF ao NEX.

Aviso

Recurso disponível a partir da versão C438

Necessário ser assinante do plano FISCAL

O que é o TEF?

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), a grosso modo, é um sistema que liga o programa de vendas da sua loja com a maquininha de cartão. Dessa maneira, fica mais rápido e seguro passar cartões ao final da venda, já que com o TEF você garante que o valor a ser cobrado é exatamente o da venda, só sendo necessário escolher qual a modalidade do pagamento: se será crédito, débito, parcelado, etc. A grande diferença do TEF para as maquininhas de cartões comuns é que o TEF pode ter mais de uma adquirente, fazendo com que você tenha mais flexibilidade e consiga aproveitar as melhores taxas de cada adquirente, enquanto a maquininha de cartão já vem pré-configurada com apenas uma adquirente e um pacote de taxas fixo.

Para entendermos um pouco melhor a estrutura do TEF:

Sistema de Gestão - Programa usado para gerenciar as vendas de seu comércio.

SoftwareHouse - Empresa fornecedora do sistema de gestão da sua empresa.

PINPAD - “Maquininha de cartão” que vai conectada ao computador

TEFHouse - Empresa responsável pelo sistema TEF, é com ela que você irá negociar a instalação do TEF em sua loja. Ela normalmente faz a mediação entre a sua empresa e as Adquirentes.

Resultado de imagem para Paygo

Adquirente - Empresas que fazem o repasse do dinheiro do seu cliente para você. Para isso, ela cobra uma taxa dependendo da Modalidade do pagamento.

Bandeira - Marca que determina certas regras para o uso do cartão, como quantidade de parcelas, modo de parcelamento, tipo de estabelecimento em que será aceito o pagamento e a abrangência, se será nacional ou internacional. Ela também é a mediadora entre a Adquirente e o Banco emissor. Quando seu cliente faz uma compra, a Adquirente se conecta com a Bandeira e é ela quem verifica e autoriza a transação junto ao banco.

Banco Emissor - Instituição financeira que emitiu o cartão de crédito, é ela que define o limite de crédito do cliente e as taxas que o comerciante paga para sacar, transferir ou adiantar os recebimentos.

Modalidade - Tipo de pagamento, podendo ser débito, crédito à vista, crédito parcelado pela loja, crédito parcelado pelo banco, entre outras.

Resumindo:

O cliente vem na sua loja, compra a mercadoria, você registra a compra no NEX, o Programa envia as informações de pagamento para o Pinpad, o cliente confirma a compra colocando o cartão e a senha, a TEFhouse reconhece a transação, envia para uma Adquirente, a Adquirente contacta a Bandeira, a Bandeira verifica e autoriza a transação com o banco e retorna para o Pinpad a notificação de que o pagamento foi aprovado. Isso normalmente acontece entre 2 e 5 segundos.

Contratando e instalando o serviço de TEF:

Para contratar o TEF, você precisa entrar em contato com uma TEFHouse, as homologadas no NEX são:

PayGO: https://www.paygo.com.br/tef/

A negociação é diretamente com eles, eles irão analisar seu caso, entrar em contato com seu banco e com as adquirentes que você já possui caso já tenha maquininha de cartão na sua loja. Toda essa negociação é feita para garantir as melhores taxas para o seu comércio. No final, você pode escolher quais adquirentes você vai querer contratar.

Assim que a negociação for finalizada, a TEFHouse enviará para você o Pinpad com as instruções de instalação, no material também tem os dados para entrar em contato com o suporte da TEFHouse - caso seja necessário pedir ajuda durante a instalação.

Após a instalação do Pinpad, basta fazer a vinculação no NEX.

Vamos fazer essa vinculação e configurar o TEF juntos?

1. Abra as Configurações da tela de Vendas

Na tela inicial do NEX, clique na engrenagem de opções, no canto superior direito.

“Clique nesta engrenagem para acessar as CONFIGURAÇÕES

2. Marque a caixa de seleção do Item 41 para ativar o TEF

Marque a caixa de seleção 41. ATIVAR TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS para ativar o TEF.

“Marque esta CAIXA DE SELEÇÃO para ativar o TEF

3. Confira as configurações do TEF

Você pode aproveitar para verificar as configurações que vem pré-definidas como Moeda e Impressão.

OBS: Os modelos de impressão e informações contidas neles são padrões da TEFHouse, por conta disso não podemos fazer alterações.

“Você pode alterar essas configurações como desejar para adequar ao dia a dia do seu comércio”

4. Vá até o Item 39

Navegue um pouco para cima até o ITEM 39 da lista de configurações.

“Venha até o ITEM 39 da lista de configurações”

5. Selecione os meios de pagamento correspondentes do TEF

Organize seus meios de pagamento e informe selecionando a última coluna quais irão chamar pelo serviço do TEF.

“Marque os meios de pagamento que irão usar o TEF

6. Clique em OK ou pressione F2 para Salvar

Pronto! Ao clicar em salvar o sistema TEF já estará funcionando. Sempre que no pagamento houver um meio de pagamento configurado para comunicar com o TEF, o serviço será chamado.

“Clique aqui para SALVAR as alterações”

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