Entenda o que é, como ativar e vincular o TEF ao NEX.
Recurso disponível a partir da versão C438
Necessário ser assinante do plano FISCAL
A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), a grosso modo, é um sistema que liga o programa de vendas da sua loja com a maquininha de cartão. Dessa maneira, fica mais rápido e seguro passar cartões ao final da venda, já que com o TEF você garante que o valor a ser cobrado é exatamente o da venda, só sendo necessário escolher qual a modalidade do pagamento: se será crédito, débito, parcelado, etc. A grande diferença do TEF para as maquininhas de cartões comuns é que o TEF pode ter mais de uma adquirente, fazendo com que você tenha mais flexibilidade e consiga aproveitar as melhores taxas de cada adquirente, enquanto a maquininha de cartão já vem pré-configurada com apenas uma adquirente e um pacote de taxas fixo.
Sistema de Gestão - Programa usado para gerenciar as vendas de seu comércio.
SoftwareHouse - Empresa fornecedora do sistema de gestão da sua empresa.
PINPAD - “Maquininha de cartão” que vai conectada ao computador
TEFHouse - Empresa responsável pelo sistema TEF, é com ela que você irá negociar a instalação do TEF em sua loja. Ela normalmente faz a mediação entre a sua empresa e as Adquirentes.
Adquirente - Empresas que fazem o repasse do dinheiro do seu cliente para você. Para isso, ela cobra uma taxa dependendo da Modalidade do pagamento.
Bandeira - Marca que determina certas regras para o uso do cartão, como quantidade de parcelas, modo de parcelamento, tipo de estabelecimento em que será aceito o pagamento e a abrangência, se será nacional ou internacional. Ela também é a mediadora entre a Adquirente e o Banco emissor. Quando seu cliente faz uma compra, a Adquirente se conecta com a Bandeira e é ela quem verifica e autoriza a transação junto ao banco.
Banco Emissor - Instituição financeira que emitiu o cartão de crédito, é ela que define o limite de crédito do cliente e as taxas que o comerciante paga para sacar, transferir ou adiantar os recebimentos.
Modalidade - Tipo de pagamento, podendo ser débito, crédito à vista, crédito parcelado pela loja, crédito parcelado pelo banco, entre outras.
O cliente vem na sua loja, compra a mercadoria, você registra a compra no NEX, o Programa envia as informações de pagamento para o Pinpad, o cliente confirma a compra colocando o cartão e a senha, a TEFhouse reconhece a transação, envia para uma Adquirente, a Adquirente contacta a Bandeira, a Bandeira verifica e autoriza a transação com o banco e retorna para o Pinpad a notificação de que o pagamento foi aprovado. Isso normalmente acontece entre 2 e 5 segundos.
Para contratar o TEF, você precisa entrar em contato com uma TEFHouse, as homologadas no NEX são:
PayGO: https://www.paygo.com.br/
A negociação é diretamente com eles, eles irão analisar seu caso, entrar em contato com seu banco e com as adquirentes que você já possui caso já tenha maquininha de cartão na sua loja. Toda essa negociação é feita para garantir as melhores taxas para o seu comércio. No final, você pode escolher quais adquirentes você vai querer contratar.
Assim que a negociação for finalizada, a TEFHouse enviará para você o Pinpad com as instruções de instalação, no material também tem os dados para entrar em contato com o suporte da TEFHouse - caso seja necessário pedir ajuda durante a instalação.
Após a instalação do Pinpad, basta fazer a vinculação no NEX.
Na tela inicial do NEX, clique na engrenagem de opções, no canto superior direito.
Marque a caixa de seleção 41. ATIVAR TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS para ativar o TEF.
Você pode aproveitar para verificar as configurações que vem pré-definidas como Moeda e Impressão.
OBS: Os modelos de impressão e informações contidas neles são padrões da TEFHouse, por conta disso não podemos fazer alterações.
Navegue um pouco para cima até o ITEM 39 da lista de configurações.
Organize seus meios de pagamento e informe selecionando a última coluna quais irão chamar pelo serviço do TEF.
Pronto! Ao clicar em salvar o sistema TEF já estará funcionando. Sempre que no pagamento houver um meio de pagamento configurado para comunicar com o TEF, o serviço será chamado.
O Nex é um sistema para simplificar a gestão da sua loja! Com controle de vendas, estoque, clientes e fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!