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TEF: Transferência Eletrônica de Fundos

Saiba mais sobre a transferência eletrônica de fundos (TEF)

Entenda o que é, como ativar e vincular a TEF ao Nex, facilitando o controle das suas vendas por cartão.

Importante

  • Esse recurso está disponível para assinantes do plano Fiscal. Saiba mais a respeito dos nossos planos de assinatura.
  • O uso da TEF está disponível a partir da versão C438. Veja aqui como atualizar o seu Nex.

O que é a TEF?

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), a grosso modo, é um sistema instalado na maquininha de cartão, que se conecta com o sistema de vendas da loja. Com a TEF instalada na maquininha, ao registrar uma venda no sistema, o valor e a forma de pagamento aparecem na maquininha de cartão automaticamente, tornando as vendas mais seguras e diminuindo os erros de cobrança. Outra grande vantagem de ter a TEF instalada na sua maquininha de cartão, é que com a TEF você pode aceitar diversas adquirentes, tendo maior flexibilidade e podendo escolher as melhores taxas, enquanto uma maquininha sem a TEF já vem pré-configurada com apenas uma adquirente e um pacote de taxas fixo. 

Para entendermos um pouco melhor a estrutura da TEF:

Sistema de gestão - Por exemplo, o Nex, usado para gerenciar as vendas do seu comércio. 

SoftwareHouse - Empresa fornecedora do sistema de gestão da sua empresa.

PINPAD - “Maquininha de cartão” que fica conectada ao computador

TEFHouse - Empresa responsável pelo sistema TEF; é com ela que você irá negociar a instalação do TEF em sua loja. Normalmente faz a mediação entre a sua empresa e as Adquirentes.

Adquirente - Empresas que fazem o repasse do dinheiro do seu cliente para você. Para isso, ela cobra uma taxa dependendo da Modalidade do pagamento.

Bandeira - Marca que determina certas regras para o uso do cartão, como quantidade de parcelas, modo de parcelamento, tipo de estabelecimento em que será aceito o pagamento e a abrangência, se será nacional ou internacional. Ela também é a mediadora entre a Adquirente e o Banco emissor. Quando seu cliente faz uma compra, a Adquirente se conecta com a Bandeira, e é ela quem verifica e autoriza a transação junto ao banco.

Banco Emissor - Instituição financeira que emitiu o cartão de crédito, é ela que define o limite de crédito do cliente e as taxas que o comerciante paga para sacar, transferir ou adiantar os recebimentos.

Modalidade - Tipo de pagamento, podendo ser débito, crédito à vista, crédito parcelado pela loja, crédito parcelado pelo banco, entre outras.

Resumindo:

O cliente vem na sua loja, compra a mercadoria, você registra a compra no Nex, o sistema envia as informações de pagamento para o Pinpad, o cliente efetua o pagamento com o cartão, a TEFhouse reconhece a transação, envia para uma Adquirente, a Adquirente contacta a Bandeira, a Bandeira verifica e autoriza a transação com o banco e retorna para o Pinpad a notificação de que o pagamento foi aprovado. Isso normalmente acontece entre 2 e 5 segundos.

Contratando e instalando o serviço de TEF:

Para contratar  a TEF é necessário entrar em contato conosco através do nosso suporte. Clique aqui para acessar nossos canais de atendimento. Nesse momento, será necessário informar alguns dados para a nossa Equipe e depois aguardar que a própria TefWay entrará em contato com você. 

A negociação é realizada diretamente com a TefWay, onde irão analisar cada caso, entrar em contato com seu banco e com as adquirentes que você trabalha(caso você já tenha maquininha de cartão na sua loja). Toda essa negociação é feita para garantir as melhores taxas para o seu comércio. No final, você pode escolher quais adquirentes você vai querer contratar.

Assim que a negociação for finalizada, a TefWay enviará para você o Pinpad com as instruções de instalação. No material, também tem os dados para entrar em contato com o suporte da TefWay - caso seja necessário ajuda durante a instalação.

Após a instalação do Pinpad, basta fazer a vinculação com o Nex.

Vamos aprender a vincular e configurar a TEF no Nex?

1. Acesse a tela de NOTA FISCAL.

2. Clique em TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS (TEF).

3. Clique em ATIVAR O USO DA TEF. 

‍4. Marque a opção ATIVAR TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS - TEF.

5. Realize as CONFIGURAÇÕES da TEF. 

Você pode realizar as configurações de acordo com as instruções da TefWay, mas caso fique com alguma dúvida durante o processo, é possível nos chamar no chat clicando aqui

6. Configure os campos de IMPRESSÃO DO COMPROVANTE conforme sua preferência.

Os modelos de impressão e informações contidas neles são padrões da TEFHouse e, por isso, não é possível realizar alterações.

7. Clique em OK - F2 para salvar. 

8. Na tela de Vendas, clique na ENGRENAGEM, no canto superior direito. 

9. Vá até a opção MEIOS DE PAGAMENTO.

10. Selecione o MEIO DE PAGAMENTO que irá utilizar o serviço do TEF e, em seguida, clique em EDITAR

11. Marque a opção TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS (TEF) e, em seguida, clique em SALVAR - F2

Esse procedimento deve ser realizado com todos os meios de pagamento que utilizarão o serviço da TEF.

12. Clique em OK - F2 para salvar.

Pronto! Após salvar as configurações, o sistema TEF já estará pronto para uso. Sempre que, no momento do pagamento, houver um meio de pagamento configurado para comunicar com a TEF, a conexão com a maquininha de cartão será automática. .

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