Retornar a Categoria:
FAQ: Documentos Fiscais - Dúvidas em geral

Usando Transportadora/Entregador com Peso e Volume

Veja como usar os campos de transportadora, peso e volume nos documentos fiscais ou apenas informar um endereco de entrega ou entregador.

Muitas empresas precisam destacar nos documentos fiscais a transportadora ou simplesmente um entregador. As vezes a necessidade é de apenas informar um Endereço de Entrega. Outras empresas além da transportadora, precisam informar o peso dos produtos e quantidade de volumes a ser transportada.

Alguns documentos fiscais como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), possuem campos específicos para transportadora, peso e volume. Nos demais documentos fiscais eletrônicos emitidos pelo NEX, essas informações saem no campo de observação ou Dados Adicionais, são eles: NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e o CF-e SAT (Cupom Fiscal Eletrônico de São Paulo).

Obs: Em todos os documentos fiscais eletrônicos emitidos pelo Programa NEX, a informação do Endereço de Entrega é lançada nos Dados Adicionais ou Observação, encontrado no rodapé do documento fiscal. Quando informado apenas Entregador, o valor do frete será lançado em Outras Despesas da NF-e.

Na tela de Venda Caixa ou Pedido, selecione um cliente e clique F9 ou marque a opção Entregar/Despachar, como mostra abaixo:

Ao marcar a opção Entregar/Despachar, o sistema vai mostrar uma nova opção chamado Dados da Entrega. Você pode acessa-la clicando sobre ou clicando F9. Na tela que vai abrir, você pode selecionar um Endereço de Entrega ou cadastrar um novo para esse cliente clicando sobre Novo ou clicando em F4.

Após isso clique em Avançar. Selecione uma transportadora ou um entregador ja cadastrado ou cadastre um novo clicando sobre Novo ou apertando F4.

Obs: Caso queira apenas informar um endereço de entrega, marque a opção: Não definir um entregador ou transportadora. e clique em Avançar.

Na ultima tela o sistema lhe dará a opção de informar um valor para essa entrega. Caso selecione um Entregador, o sistema dará a opção apenas de informar o valor, como mostra abaixo:

Caso selecione uma Transportadora, o sistema lhe dará algumas opções a mais, como peso, volume, além de poder definir por conta de quem será o frete na Nota Fiscal.

Caso seus produtos tenham o peso ja informado no cadastro, você pode marcar a opção Calcular peso automaticamente e o sistema o fará.

Após preencher as informações, basta clicar em Concluir e continuar a sua venda normalmente como sempre fez. Ao emitir seu documento fiscal a informação será lançada automaticamente.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

FAQ: Documentos Fiscais - Dúvidas em geral