Retornar a Categoria:
Dados / Instalação

Transferir dados para outro computador

Veja como levar seu banco de dados de um computador para outro, transferindo-os rapidamente.

Muitas vezes após usar o NEX por um tempo ou após testá-lo em casa ou em um outro local, é normal a necessidade de transferir todos os dados e históricos para outro computador. Para isto é necessário um simples backup de onde você quer trazer os seus dados. Depois quando estiver no computador para onde deseja levar os dados, faça uma restauração de um backup. Neste tutorial vamos tentar explicar de forma clara este procedimento.

Importante: Este procedimento não permite que você use o mesmo banco de dados em duas lojas. Uma vez transferido, não há nenhum tipo de sincronização entre estes dados. É importante lembrar também que você pode ter somente um servidor NEX (NexServ) em sua rede/loja.

 

Acesse o Servidor NEX

O primeiro passo é acessar o seu servidor NEX, também conhecido como NexServ. Se ele já estiver aberto você poderá acessá-lo dando dois cliques no ícone que lembra uma casinha vermelha. Ele aparece junto a bandeja de sistema do Windows (systray) próximo ao relógio do Windows no canto inferior direito.

Se o NEXserv não estiver aberto ainda, você pode acessá-lo ao dar um duplo clique no atalho ou no executável representado por uma casinha vermelha. Dependendo do seu Windows, talvez depois deste procedimento seja necessário acessá-lo na bandeja, como já falamos acima.

 

Efetue o Backup

Com o NexServ aberto, acesse a aba 1.Banco de Dados. Em seguida abra o menu "Copiar (Backup)". 

Determine o local onde você deseja salvar o seu backup e só então clique em "Realizar Cópia".

 

Leve seus dados ao outro computador

Após o backup feito você precisará levá-los ao computador para onde você deseja transferi-los. Então, pela nuvem, rede, pendrive ou outro disco móvel, transfira o backup que estão no local onde você determinou como "Pasta Destino".

Quando já estiver no novo computador, transfira os dados para dentro de seu computador, preferencialmente na pasta onde o Programa já foi instalado.

 

Faça a restauração

Por fim, agora acesse novamente seu NexServ como você fez no seu outro computador. 

Desta vez acesse a aba 1.Banco de Dados novamente, mas acesse o menu "Restaurar Cópia". Clique no botão "Restaurar Cópia de Dados" e uma tela irá aparecer perguntando onde está o backup que você efetuou. 

Acesse o local onde você o salvou no seu computador e, por fim, clique em ok.

Pronto! Quando a restauração for finalizada irá aparecer na tela um aviso do programa. Então você já poderá acessar seu NEXadmin (NEX Administrador) e trabalhar normalmente.

   

Veja também:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Dados / Instalação