Retornar a Categoria:
Estoque

Inventário de Estoque

Veja como é simples fazer a contagem do seu estoque através do inventário.

Muitas vezes precisamos fazer uma contagem no estoque da loja, em muitos lugares chamam de inventário e outros de balanço e agora o Programa NEX traz essa facilidade.

Observação importante: Se você precisa enviar o inventário anual para o fisco junto ao seu contador, veja como fazer isso pelo SPED Fiscal aqui.

Primeiro, acesse a tela de Produtos no menu lateral:

Na tela de Produtos, acesse a aba Inventário. Após isso clique em Novo.

Na pequena janela que vai abrir, informe a data do seu inventário. Se for apenas contagem de estoque vai ser a data do dia, mas muitas vezes precisamos fazer o inventário em uma determinada data. Após selecionar a data, clique em OK e o sistema vai carregar o estoque e o custo que estavam nessa data no sistema.

Aguarde o sistema carregar todas as informações de estoque da data solicitada. Dependendo da quantidade de informações, pode demorar um pouco para carregar.

Na tela que vai abrir, você vai poder ir alimentando as informações como se fosse um Excel. Basta informar a quantidade e clicar em seta para baixo que o sistema passa para o próximo produto. A mesma coisa com o custo do item.

Caso necessite, você poderá usar o ícone azul do disquete para salvar essa lista em formato Excel.

Alguns itens vão aparecer em vermelho. Isso significa que eles estão com estoque ou custo negativos. Para ver somente esses produtos, selecione a opção Aguardando Conferência. Basta ajustar os valores negativos que eles irão sair da lista automaticamente.

Quando tiver com tudo ok, basta clicar em Concluir no topo.

Até esse momento, o cadastro dos seus produtos ainda não foram afetados. Caso deseje que esses novos valores de estoque e custo sejam adicionados aos produtos, clique em Atualizar Estoque dos Produtos.

Leia atentamente o aviso que o sistema irá mostrar em tela. Ao clicar em SIM nesse aviso, o sistema vai aplicar a contagem de estoque informada no inventário, assim como o custo ao cadastro dos seus produtos e esse procedimento não tem volta.

Após clicar em SIM, basta aguardar o sistema processar os novos dados nos produtos. Dependendo do seu computador e quantidade de informações, esse passo pode demorar um pouco.

Feito. Agora você fez o inventário da sua empresa e ja atualizou o cadastro dos seus produtos baseado nessa conferência.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Estoque