Retornar a Categoria:
Relatórios

Estatísticas: Curva ABC

Vamos descobrir qual o ranking de produtos mais vendidos em sua loja?

ATENÇÃO

Disponível a partir do plano PRO

É necessário possuir caixas abertos e fechados dentro do período o qual você deseja fazer o relatório.

Para que serve o relatório de Curva ABC?

Você sabe quais são os produtos mais vendidos na sua loja? Se a resposta for não, você não está só. Muitos comerciantes tentam montar o seu estoque pela intuição e o que acontece? Isso resulta em alguns produtos parados gerando prejuízo.

Ou seja, o objetivo principal da Curva ABC é deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa e quais produtos estão parados no seu estoque.

Vamos tirar um relatório de Curva ABC juntos?

1. Acesse o ícone Estatísticas

Na tela inicial do NEX, clique no ícone de ESTATÍSTICAS, que está localizado na barra lateral esquerda.

‍“Acesse o ícone ESTATÍSTICAS

2. Selecione o relatório por Produto dentro de Vendas

Na tela de Estatísticas, vá até o menu VENDAS e selecione o relatório POR PRODUTO.

‍“Clicando aqui, você seleciona o relatório de VENDAS POR PRODUTO

3. Escolha o período no topo da tela e clique em Gerar

No topo da tela, você verá o campo para indicar o período. Na primeira data, você informa a data inicial do relatório e, na segunda, a final. Depois de colocar as duas datas, clique em GERAR.

Lembrete rápido: só serão contabilizadas as vendas em caixas abertos e fechados dentro deste período.

‍“Insira a data inicial e a data final do relatório e depois clique em GERAR

4. Ordene de maneira decrescente a coluna Quant. Vendas, clicando duas vezes nela

Após abrir o relatório, arraste ele para a direita a fim de visualizar a coluna QUANT. VENDAS e clique duas vezes sobre o título da coluna para reordenar do maior para o menor.

‍“Clique duas vezes aqui na coluna QUANT. VENDAS para ordená-la de maneira decrescente”

4.1. Arraste a coluna QUNAT. VENDAS para o início do relatório

Você também pode levar a coluna QUANT. VENDAS para o início do relatório, assim fica mais fácil ver o nome do produto e a quantidade vendida. Para isso, clique sobre a coluna e arraste até o local desejado.

‍“Ao clicar e arrastar a coluna, você pode levar ela para o início do relatório, facilitando a análise dos dados”

5. Pronto! Agora é só fazer a análise dos dados

Indo até o início da página, irá aparecer em primeiro lugar na lista o item mais vendido dentro do período indicado e, rolando a tela para baixo, a quantidade vendida vai diminuindo, mostrando quais os produtos que menos venderam e os que estão parados no seu estoque.

Com esses dados em mãos, você poderá classificar cada produto em uma categoria:

Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas, essa categoria não pode faltar na sua loja!

Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas, com uma atenção especial, os produtos dessa categoria têm potencial de se tornar Produtos A.

Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas, eles ainda tem alguma relevância, mas não é necessário possuir um grande estoque deles.

Uma dica é utilizar os recursos ESTOQUE MÍNIMO E MÁXIMO e SUGESTÃO DE COMPRA para gerenciar melhor o seu estoque!

Tutoriais Relacionados:

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Relatórios