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Relatórios

Gerando e analisando um relatório de Curva ABC

Veja como é fácil saber quais os produtos mais estratégicos para a sua loja e saiba identificar produtos encalhados para gerar receita

Você sabe quais são os produtos mais estratégicos para a sua loja? Se a resposta for negativa, você não está só. Muitos empreendedores tentam montar o seu estoque só tendo a intuição como base e aí, já viu, produtos encalhados e prejuízo empilhando.

O objetivo principal da Curva ABC é deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa e quais produtos estão encalhados gerando prejuízo e precisam de ações para gerar receita e desencalhar do estoque.

Observação importante: Esse relatório só vai funcionar se você realizar a abertura e fechamento do caixa diariamente. Ele vai contabilizar apenas os caixas já fechados.

Dentro do Programa NEX, vá em Estatísticas como mostra abaixo:3


Após isso, selecione o período de quando até quando você quer analisar. Você pode analisar um dia apenas, uma semana, um mês ou até mesmo um ano inteiro. Lembrando que ele vai contabilizar apenas os caixas já fechados.


Após escolher o período que deseja analisar, selecione a opção 3 - Estoque e Vendas e cliquem em Gerar no topo.


Após abrir o resultado, arraste para o lado para visualizar a coluna Quant. Vendas e clique duas vezes sobre o titulo da coluna para reordenar do maior para o menor. Você indo até o primeiro item da página vai ver que o sistema vai estar mostrando em primeiro, o item mais vendido nesse período.


Agora com o resultado final em mão, você sabe quais os produtos que mais venderam nesse período e pode investir mais em cima dele afim de gerar ainda mais receita. Rolando a tela para baixo, você verá que a quantidade vendida vai diminuindo e o sistema vai mostrando quais os produtos que menos venderam nesse período.

Note que o sistema também mostra a quantidade em estoque dos produtos, onde você poderá analisar os produtos que tem pouco estoque e vendem super bem, necessitando assim uma melhor reposição em estoque e vais ver também aqueles produtos que possuem estoque mas tem um baixo giro de venda, necessitando uma ação para melhorar as vendas desses produtos e transformar em receita.

Com esses dados em mãos, você poderá classificar cada produto em uma categoria: (Em breve o NEX fará isso para você)

Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas;
Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas;
Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas.

Os produtos responsáveis por 80% das vendas, merecem sempre uma atenção ao estoque para que não faltem pois são os principais responsáveis pelo seu faturamento.
Os produtos B, precisam de uma atenção especial para melhorar as vendas e já os produtos C, você precisa manter eles no mix, porém tomando um cuidado para eles não acumularem no estoque.

Resumindo, além de permitir que você melhore o mix de produtos da loja, a análise da curva ABC evita erros comuns, como um estoque com poucas unidades dos produtos mais vendidos e abarrotado com os itens que vendem pouco.

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