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Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Como gerar uma nota fiscal de compra

Você pode emitir uma nota de compra para dar entrada em seu estoque, caso o seu fornecedor não realize a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Importante

  • Este recurso é reservado para os assinantes do Plano FISCAL do Programa NEX. Saiba mais a respeito de nossos planos.
  • Para utilizar o recurso, é necessário ter um fornecedor cadastrado no sistema. Veja aqui como realizar o cadastro de um fornecedor.

Para que serve a Nota de Compra?

A Nota de Compra é utilizada para dar entrada no estoque de produtos comprados de pessoas físicas ou não contribuintes do ICMS, que são fornecedores que não emitem nota fiscal de venda. Nestes casos, você pode emitir uma Nota Fiscal de Compra pelo Programa NEX, ao invés do seu fornecedor, estando sujeito a cobranças de impostos devidos. Em caso de dúvidas sobre a cobrança de impostos, recomenda-se consultar seu contador.

Vamos emitir uma Nota de Compra juntos?

‍1. No menu lateral esquerdo, clique no ícone de PRODUTOS.

2. Clique na aba TRANSAÇÕES DE ESTOQUE.

3. Clique em ENTRADA.

4. Selecione a opção 2. COMPRA.

5. Clique em EMITIR A NF-E DE COMPRA.

6. Selecione um FORNECEDOR para as mercadorias.

7. Lance os produtos que farão parte da nota de compra. 

O preço do produto é referente ao preço de custo, ou seja, o valor pago pela mercadoria ao vendedor.

8. Ao lançar um produto, configure as informações fiscais da compra, como CFOP, CSOSN, origem do produto, ICMS, PIS, COFINS e IPI. Caso precise de auxílio com relação às informações fiscais, recomenda-se que você as verifique com seu contador.

Se cometer algum erro no preenchimento das informações, é preciso excluir o produto da lista e lançá-lo novamente. 

9. Clique em OK - F2.

As tributações configuradas são meramente exemplificativas. Em caso de dúvidas, consulte o seu contador.

10. Clique em SALVAR (F2) no canto superior esquerdo da tela.

Pronto!! Agora é só aguardar a emissão da nota ser aprovada. Caso ocorra alguma rejeição no envio da nota, estamos à disposição para verificar o que pode estar ocorrendo. Você pode nos chamar no suporte, apertando a tecla F8 em qualquer tela do Programa NEX ou clicando aqui.

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