Retornar a Categoria:
FAQ: Documentos Fiscais - Dúvidas em geral

Entenda o campo CEST no NEX

Fique por dentro da legislação federal cadastrando corretamente o CEST em seus produtos no NEX

O que é o CEST?

Cest é uma sigla que significa "Código Especificador da Substituição Tributária". Foi criado para estabelecer uma sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens que são passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS. Ele é usado em Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) e Cupons Fiscais Eletrônicos (CF-e SAT), conforme o Convênio ICMS 92, de 20 de agosto de 2015.

O CEST é composto por 7 números e cada NCM sujeito a substituição tributária pode ter 1 ou mais CEST`s, mas não se preocupe. Ao selecionar um NCM que possua mais de um CEST, o NEX irá mostrar para você apenas os códigos referente ao seu NCM, como mostra abaixo:

Embora ainda não seja obrigatório a todos os tipos de comércios, o NEX antecipou essa regra fiscal a todos afim de evitar surpresas e erros no futuro. Mantenha o cadastro dos seus produtos atualizado para evitar problemas fiscais.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

FAQ: Documentos Fiscais - Dúvidas em geral