Retornar a Categoria:
Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

O que é a inutilização de numeração de nota fiscal?

Veja o que é e como funciona a Inutilização de Numeração de Nota Fiscal pelo Programa NEX.

O que é e como Funciona a Inutilização de Numeração de Nota Fiscal?

A Inutilização de Numeração de Nota Fiscal serve para que você possa manter a numeração de emissão das notas fiscais em uma sequência inteira e coesa, sem pular nenhum número, conforme a Secretaria da Fazenda exige. Caso haja alguma numeração que foi pulada e ficou sem ser utilizada na sequência de emissão de suas notas, é possível que seu estabelecimento seja multado, por este motivo é importante que a numeração de suas notas esteja registrada de maneira correta.

É ideal verificar com seu contador se existe a necessidade de inutilizar alguma numeração da sequência de emissão de notas fiscais e, caso seja necessário, é bem simples e prático realizar este procedimento pelo Programa NEX.

Quais as operações de inutilização que você consegue fazer no NEX?

Inutilização Manual: é o procedimento realizado para inutilizar uma numeração de emissão de documentos fiscais eletrônicos. É possível realizar a inutilização de um único número ou de uma sequência de números. Veja aqui como realizar o procedimento.

Permitir Rejeição de Inutilização: quando uma inutilização de numeração é rejeitada, este procedimento fica pendente no sistema e impede que você feche o seu caixa, por exemplo. Esta operação retira a pendência do procedimento, então a rejeição é aceita e a inutilização não ocorre. Veja aqui como realizar este procedimento.

Ainda não conhece o Nex?

Seu comércio na palma da mão com o aplicativo do Nex. Faça vendas, cadastre produtos, clientes e acompanhe sua loja de forma rápida e fácil.

Baixe Grátis

Veja mais tutoriais sobre 

Documentos Fiscais - Dúvidas gerais

Atenção: todos produtos publicados no catálogo devem seguir a regulamentação de órgãos responsáveis como a Avisa.
A Nextar se reserva o direito de retirar do ar todas as páginas que comercializem produtos que não estejam de acordo com a legislação brasileira.