Retornar a Categoria:
NF-e: Primeiros Passos

Configurando o calculo de Substituição Tributária (ICMS ST) na NF-e

Veja como é simples configurar o calculo de ST no Programa NEX. Faça isso uma única vez e depois é só emitir as notas fiscais.

Algumas empresas vendem produtos sujeitos ao regime de substituição tributária, produtos cujo o ICMS ja foram pagos na compra e não incidirá ICMS na venda.

Para efetuar o calculo correto, você primeiro precisa parametrizar no sistema as alíquotas necessárias.

Na tela do cadastro de produtos, clique nos 3 pontinhos do campo de tributação, selecione a tributação de ST criada por você anteriormente e clique em Editar como mostra abaixo:

Obs: Caso você ainda não tenha tributação de ST configurada em seu Programa NEX, você deve contactar o seu contador para lhe auxiliar nessa configuração.

Após entrar na tela de edição da tributação, preencha o campo % ICMS com a alíquota interna de ICMS do seu estado. Depois clique na coluna C. % ICMS Substituição Tributária e preencha o % de ICMS ST dos estado aos quais você gera vendas como mostra no exemplo abaixo:

Obs: Se você vender apenas para dentro do seu estado, você não precisa preencher as alíquotas de ICMS ST por estado. Preencha apenas o % ICMS da tela principal.

Após selecionar uma tributação de ST já parametrizada para o seu produto, o sistema vai lhe solicitar na tela principal o % de MVA ou PAUTA, dependendo da tributação exigida pelo seu estado. Esse % deve ser preenchido para todos os estado aos quais você gera vendas. Se vende somente para dentro do estado, preencha somente o % do seu estado, como mostra no exemplo abaixo:

Após gerar essa configuração, o sistema ja esta pronto para calcular automaticamente o ST para sair em sua Nota Fiscal Eletrônica sempre que você vender produtos com CSOSN 202, 203 e 900 de acordo com a exigência da Secretaria da Fazenda.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

NF-e: Primeiros Passos