Retornar a Categoria:
NF-e: Primeiros Passos

2. Completando o produto para emitir NF-e

Veja como finalizar o cadastro de seus produtos para poder vendê-los utilizando a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).

Após você se certificar de estar com tudo ok para começar a emitir, vamos ver como preparar o cadastro dos seus produtos para emitir a NF-e.

Veja tudo que você precisa para emitir a NF-e AQUI.

Importante: talvez você precise da ajuda de seu contador nas primeiras configurações para saber como preencher os campos obrigatórios para a emissão de sua NF-e.

O primeiro passo é atualizar o sistema para a versão mais recente do Programa. A NF-e está disponível a partir da C340.

Tendo a versão mais atual do Programa, acesse o Menu Produtos, selecione o seu produto e clique em Editar, como mostra abaixo:


Algumas informações são obrigatórias para que seu produto possa ser vendido por uma NF-e. A primeira coisa é você atualizar a tabela de NCM do seu sistema. Isso é feito através da tabela do IBPT - Instituto Brasileiro de Politicas Tributárias. Para obter a tabela do IBPT para a sua empresa, clique AQUI e veja como. Na imagem abaixo, mostramos como importar a tabela no sistema:


Após importar a tabela do IBPT como mostra na imagem acima, você vai preencher o NCM do seu produto. O NCM você pode olhar em sua nota de compra que vem do seu fornecedor ou consultar seu contador.

Agora clique em Tributação e clique em Novo na janela que vai abrir como mostra abaixo:



Essa tela de tributação, recomendamos preencher sempre com ajuda dos eu contador. Para preencher corretamente, você vai precisar saber de onde vem seus produtos, do que são feitos e se você esta vendendo para industria, revenda ou consumidor final, além de outras variantes. Essas informações corretas, apenas o seu contador que vai ter. Após isso, basta salvar o cadastro do seu produto.

Observações:

O Programa NEX ainda não atende ao Regime Normal, apenas Simples Nacional. O uso da CFOP 5656 no Programa NEX, se restringe a vendas de lubrificantes controlados pela ANP. Não atendemos a vendas de Combustíveis previstos no controle da ANP (Agência Nacional de Petróleo). O NEX atende apenas operações de Venda e Devolução de venda.


Veja também como configurar e ativar a NF-e no Programa NEX.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

NF-e: Primeiros Passos