Retornar a Categoria:
Produtos / Estoque

Clonar Produtos

Veja como clonar produtos para gerar um novo produto a partir de um já previamente cadastrado

No vídeo abaixo veja como agilizar o processo de criação de produtos semelhantes e ou com apenas algumas características diferentes. Este procedimento é usado para ter controle de tamanhos diferentes, cores e etc.

 

 

Veja também o passo-a-passo com texto e imagens:

Se você precisa trabalhar com uma variedade de tamanhos, cores ou outras particularidades que variam dentro de um só produto, o NEX oferece a você o cadastro rápido via clonagem. A opção clonar faz exatamente o que diz, ela duplica o produto e você só precisará editar a parte que aparece a sua variação, tendo estoques separados para um melhor controle, mesmo que utilize o mesmo código.

Acesse Produtos

Na barra esquerda de seu NEX, clique no menu "Produtos".

Selecione o produto e edite

O próximo passo é localizar o produto que tem uma variação específica, seja ela tamanho, cor ou qualquer outra. Tendo localizado, edite clicando no ícone que lembra um caderno e um lápis no topo ou dê um duplo clique no produto simplesmente.

Clique em "Clonar" no topo

O cadastro do produto abrirá. Agora você precisa apenas clicar em "Clonar" no topo da janela.

Altere na descrição a variação deste produto

Ao clicar em "Clonar" um aviso aparecerá explicando para que serve a função. A partir deste momento o produto já foi clonado e você precisará apenas alterar sua variação. No exempo da imagem abaixo é uma camisa polo simples, onde alteraremos o tamanho.

Adicione a quantidade em estoque que você tem deste produto

No campo "Estoque Atual" digite a quantidade disponível em seu estoque para esta variação deste produto. Em seguida salve no topo ou pressione a tecla F2.

Confirme se irá usar o mesmo código ou alterá-lo por um diferente

Se você manteve o código igual ao do produto com outra variação, o programa irá avisar você. Então você poderá clicar em Ok e alterar o código ou permitir que estes produtos tenham o código repetido. Não há problemas em ter o código repetido, o programa irá te perguntar qual dos dois você irá vender quando você usar o leitor de códigos de barra, facilitando o processo de vendas.

Se for usar o mesmo código, ative o cadastramento com o mesmo código

Na tela de aviso de que o código já existe, clique na opção "Ativar cadastramento de produtos com mesmo código". Na tela seguinte assinale "Permitir cadastramento de mais de um produto com o mesmo código". Por fim, clique em Ok para confirmar e novamente em Ok para salvar e finalizar, confirmando a criação do produto. Este processo de aceitação de um código duplicado não se repetirá nas próximas clonagens, agilizando o processo.

Visualize o produto clonado na listagem

Pronto. A clonagem foi efetuada por completo e o produto pode ser visto na lista com seu próprio estoque e a variação efetuada, junto com o produto anterior que foi usado como base.

Clone quantos produtos mais forem necessários

Você pode repetir esta ação para quantas variações de produtos você tiver. Veja na imagem abaixo como é rapido de clonar um produto a partir de então.

Como selecionar o produto na hora da venda

Localize com o leitor de códigos de barras produtos com o mesmo código

Com o leitor você poderá buscar os produtos que foram cadastrados com o mesmo código, o programa oferecerá as opções disponíveis e você só precisa selecionar qual delas você irá vender, tendo como base a variação criada.

Pronto! Desta forma você cadastrou seus produtos com suas variações e rapidamente efetuou uma venda localizando com o leitor.

Ainda não baixou o Programa NEX?

O NEX é um sistema para simplificar a gestão da sua Loja! Com controle de Vendas, Estoque, Clientes e Fornecedores, fácil de implantar e com todo o suporte que você precisar.
Conheça e baixe grátis!

Veja mais Tutoriais sobre 

Produtos / Estoque